Onde estão os CDs?

Depois da música digital dominar o mercado, CDs ainda resistem em Friburgo
quarta-feira, 20 de agosto de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Onde estão os CDs?
Onde estão os CDs?

Inventado no fim da década de 1970, os CDs (sigla para compact disc) começaram a ser vendidos ainda na década de 1980, porém sua popularização só se deu mesmo nos anos 1990. O CD surgiu com a vantagem de ser menor e de caberem nele mais músicas do que nos discos de vinil, além de não necessitar ser virado na metade da audição do álbum. E não demorou para que esta mídia também fosse utilizada na informática em geral — para armazenamento de fotos, jogos, textos e arquivos digitais em geral.

Porém, assim como o vinil, o CD foi perdendo seu espaço, dessa vez para música digital em mp3 e — o que é cada vez mais comum — em streaming, ou seja, executada diretamente na internet, sem necessidade de ser baixada. E assim surgiu um novo problema para o mercado fonográfico, que precisou se adaptar e trabalhar com as novas mídias, o que fez com que o CD fosse alcançando, ao poucos, o mesmo status de peça de colecionador que os LPs têm atualmente. Hoje, quem compra os disquinhos ou faz por coleção ou por gostar muito de um artista. Mas também existem aqueles que, por não ter acesso ou familiaridade com a mídia digital, ainda compram os CDs.

Em Nova Friburgo, a maioria das lojas especializadas no formato fechou as portas. O centro da cidade chegou a ter, simultaneamente, oito dessas lojas no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, fora as que vendiam CDs junto a outros produtos.O melhor lugar para encontrar CDs atualmente tem sido justamente a internet. Já em se tratando de lojas físicas em Nova Friburgo, um lugar em que ainda é comum encontrar CDs à venda é em lojas de departamentos, que vendem, além dos principais lançamentos em áudio, coletâneas e CDs a preços promocionais.

As lojas de rock de Nova Friburgo também têm um acervo de CDs à venda. Uma loja de produtos de rock localizada na Rua Eugênio Thurler vende CDs há seis anos, trabalhando tanto com artigos usados, comprados de clientes, como também novos, de bandas mais recentes. Segundo Jean Emerich, proprietário da loja, a procura ainda é razoável, com clientes de diversas idades, incluindo crianças.

Outra loja, localizada no Shopping Castelinho, na Praça Getúlio Vargas, vende CDs há aproximadamente três anos. Rudson Cleto, funcionário do estabelecimento, diz que a procura é muito pequena, e só os colecionadores compram CDs na loja, que trabalha com produtos novos, mas também vende usados quando estão em bom estado de conservação.

Localizada no Edifício Alba, na Avenida Alberto Braune, uma loja trabalha vendendo os álbuns em consignação com clientes e também com venda de LPs e conversão de discos e fitas K7 para CD. Ela é também conhecida por trabalhar com locação de CDs e, segundo Leonardo Oliveira, que trabalha na loja, o aluguel diminuiu bastante com o passar do tempo. "Hoje a época que tem mais aluguel é em datas específicas, como festa junina, Natal e Dia das Mães”, comenta. O vendedor também disse que, atualmente, a loja só tem comprado CDs para disponibilizar para aluguel quando são de cantores que estão fazendo muito sucesso, ou então quando são trilhas sonoras de novela, que ainda têm uma boa procura.

Um segmento que ainda possui uma venda bastante alta é o religioso, com os estilos gospel e católico, que são vendidos nas lojas de artigos religiosos. Segundo Maycon Almeida, vendedor de uma loja do gênero na Avenida Alberto Braune que vende, além de artigos religiosos, produtos eletrônicos, ainda há uma procura boa por CDs Gospel, que possui um público de idade variada. O mesmo se confirma em outra loja do segmento, também na Alberto Braune, onde, segundo a vendedora Nathália Oliveira, há uma venda razoável, com maior procura por lançamentos.

Já em uma loja de artigos católicos, o vendedor Wanderson Rafael afirma que há a procura é boa e que um dos artistas mais vendidos é a banda Rosa de Saron. O vendedor também diz que já há uma grande procura por um CD que será lançado em setembro, do padre Alessandro Campos.

Algumas bancas de Friburgo também vendem CDs, como um produto secundário. Iracema Macedo, da Banca Central, disse que é comum pessoas procurarem pelos álbuns, geralmente reposições de coleção, vindas das editoras. Os estilos que mais vendem, segundo ela, são MPB e rock clássico. Outra banca que trabalha com a venda de CDs é a Banca São José, localizada em frente à galeria de mesmo nome. Geraldo Junqueira, proprietário do estabelecimento, diz que, apesar de não serem o principal produto da banca, há uma venda média de 20 CDs por mês, procurados por um público de faixa etária acima de 40 anos.

​A RESISTÊNCIA

Hoje existe apenas uma loja especializada na venda de CDs no centro de Friburgo, que existe há 16 anos no Cadima Shopping. Apesar de ser uma loja onde os CDs são a atração principal, a loja também vende outros produtos, como camisas de bandas, jogos de computador e itens decorativos, como miniaturas de instrumentos musicais. Segundo Lise Vieira, que trabalha loja desde seu início, o motivo da longevidade, enfrentando a pirataria, é a fidelidade dos clientes, alguns, inclusive, que compram desde que a loja foi aberta, em 1998, na inauguração do Cadima.

Hoje, além dos CDs, que, segundo a vendedora, ainda possuem uma venda muito boa, há grande procura pelos importados, tanto em matéria de CDs quanto de vinis. Lise diz que o estabelecimento já chegou a ter encomendas de 70 CDs importados em uma semana. Existem também encomendas que vêm da Europa, segundo a vendedora, de LPs de black metal da Noruega e da Finlândia, onde o estilo é bastante popular.

Matéria realizada pelo estagiário Lucas Vieira, sob orientação da chefia de redação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: CD | Música | tecnologia
Publicidade