Abaixo-assinado na internet pede prisão para assassinos de gatinho

segunda-feira, 18 de agosto de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Abaixo-assinado na internet pede prisão para assassinos de gatinho
Abaixo-assinado na internet pede prisão para assassinos de gatinho

O caso do assassinato de um filhote de gato após ter sido pisoteado por um jovem que reside em Nova Friburgo continua repercutindo na internet. A crueldade foi filmada pelo amigo do rapaz e postada em uma rede social, o que trouxe o fato à tona na última sexta-feira, 15, e gerou grande revolta, não só entre os defensores da causa animal. O principal motivo são as cenas fortes do vídeo, que mostram a dupla parando o carro em uma estrada, logo após ver o gatinho abandonado em uma caixa de papelão. Depois, um deles desce do veículo e começa a torturar o bicho até a morte. Ao final, ele ainda ri e comemora que ganhou R$ 18, demonstrando que o crime teria sido motivado por uma aposta. 

Em depoimento prestado na 151ª DP no domingo, 17, o jovem que pisoteou e matou o filhote confessou o crime juntamente com seu cúmplice, conforme divulgado pelo site G1. Durante o depoimento, a dupla, que reside em Nova Friburgo, esclareceu que o ato aconteceu durante viagem a Campinas, em São Paulo, na última terça-feira, 12. Ainda de acordo com as informações do site de notícias, o caso será encaminhado à delegacia de Campinas e os dois serão indiciados por maus-tratos aos animais. O julgamento ficará a cargo do Juizado Especial Criminal e os jovens poderão ser condenados pelo crime. A redação de A VOZ DA SERRA tentou obter mais detalhes do caso, mas o responsável pelas investigações e o delegado não se encontravam na 151ª DP. 

Para que os jovens não sejam condenados apenas ao pagamento de cestas básicas e prestação de serviços sociais, foi lançado na internet um abaixo-assinado pedindo a prisão da dupla. "Não podemos deixar a punição desses assassinos serem convertidas apenas em trabalho comunitário, porque quem faz isso com um pobre animal indefeso tem capacidade para fazer coisa pior com qualquer outro tipo de ser”, diz um trecho do texto de apresentação do documento, que visa coletar 2 mil assinaturas e será entregue ao Poder Judiciário do Rio de Janeiro. Até às 13h de ontem, a iniciativa já ultrapassava 1.600 assinaturas, comprovando o grande número de pessoas que lutam pelo bem-estar animal nos dias atuais. Interessados em conferir a petição pública podem acessar o link 

Campanha contra maus-tratos aos animais foi lançada em março na cidade para coibir prática ainda frequente

Vale destacar que, em março deste ano, a Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) — através da Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Urbano Sustentável de Nova Friburgo — lançou mais uma campanha visando conscientizar a população sobre a importância da proteção animal e do respeito a esses seres, principalmente os que hoje estão nas ruas, sofrendo zoonoses e maus-tratos. 

Com o slogan "Maus-tratos aos animais é crime. Denuncie!”, a iniciativa visava reduzir as incidências de crueldade que ainda são registradas no município. O artigo 32 da Lei Federal nº 9.605 de 1998 criminaliza esta prática e prevê multa e detenção de 3 meses a 1 ano. Em caso de morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço. No artigo 225 da Constituição Federal também está prevista a proteção aos animais. Além disso, há uma gama de outras leis em escala federal, estadual e municipal criadas com esse mesmo objetivo. 

A campanha destacava que os atos de crueldade cometidos contra animais são muitos — abandono, envenenamento, agressão física, mutilação e outros — e devem ser denunciados por todos. O atendimento da Subsecretaria é feito de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. A Subea fica localizada na Rua Vereador José Martins da Costa 163, Ponte da Saudade (Rodoviária Sul). Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2522-1356.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Subea | animais
Publicidade