Cruz Vermelha realiza coleta de amostras para análise das águas do Rio Santo Antônio

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
Cruz Vermelha realiza coleta de amostras para análise das águas do Rio Santo Antônio
Cruz Vermelha realiza coleta de amostras para análise das águas do Rio Santo Antônio

Fotos: Lúcio Cesar Pereira 

A Cruz Vermelha de Nova Friburgo realizou ontem, 24, as primeiras coletas de amostras das águas dos rios da cidade após a soltura de dois mil lambaris em dois trechos do Rio Santo Antônio, na altura do Hotel Bucsky, na Ponte da Saudade, e outra próxima à Avenida Campesina Friburguense, no Centro, no último dia 12, pela própria Cruz Vermelha.

O presidente da entidade em Nova Friburgo, Luiz Cláudio Rosa, diz que o lambari foi o peixe escolhido por ser uma espécie que, além de ser característica da região, é um predador natural de larvas de insetos como o Aedes aegypt (mosquito da dengue) e o pernilongo. Cláudio também revela que a Cruz Vermelha pretende, em agosto, realizar a soltura de mais três mil lambaris e que a primeira desova daqueles que foram soltos no dia 12 será no mesmo mês, visto que estão em fase de procriação e devem gerar em torno de 30.000 peixes, segundo técnicos.

Para a coleta de amostras, os técnicos Luiz Cláudio e Marcos Guedes (também vice-presidente da Cruz Vermelha de Nova Friburgo) utilizaram, além dos frascos para a coleta, um termômetro para medir a temperatura do ambiente e da água, um GPS para marcar a altitude dos locais e dois reagentes químicos que, segundo o técnico químico Peterson Nogueira, do Laboratório das Águas, servem para a preservação da amostra.

A parceria com o laboratório surgiu com a necessidade da Cruz Vermelha de analisar a água dos rios. O trabalho do Laboratório das Águas é importante não só para identificar se os rios de Nova Friburgo estão aptos a receber os peixes, como também para checar o estado dos rios e o nível de qualidade da água.

Segundo o Laboratório, a análise da amostra será concluída na próxima terça-feira, 29. Enquanto isso, ainda não há mais informações sobre o processo.


Poluição ainda é um problema

Nas encostas do Rio Santo Antônio, próximo à Avenida Campesina Friburguense, há uma grande quantidade de lixo. Um comerciante local comentou que os detritos acabam atraindo animais como ratos e pombos e que a presença destes dificulta o comércio no local.

Fora isso, ainda há a poluição do Rio Cônego, que, segundo os técnicos da Cruz Vermelha, ainda não é propício para a habitação dos peixes. Luiz Cláudio comenta ainda que nos próximos dias começarão as análises das águas também deste rio para, em breve, ser possível uma soltura de peixes em seu leito. O Rio Cônego e o Santo Antônio, juntos, formam o Rio Bengalas.


Matéria produzida pelo estagiário Lucas Vieira sob a supervisão da chefia de redação


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade