Referências turísticas no passado, praças estão descaracterizadas por uma série de problemas

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
Referências turísticas no passado, praças estão descaracterizadas por uma série de problemas
Referências turísticas no passado, praças estão descaracterizadas por uma série de problemas

Dando continuidade à série especial sobre o centro da cidade, a edição desta sexta-feira aborda o mau estado das tradicionais praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira. Outrora símbolos da cidade, os espaços vêm sofrendo com a falta de conservação.  


Texto: Flávia Namen / Fotos: Amanda Tinoco

Outrora ponto de referência para moradores e turistas, as praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira estão cada vez mais descaracterizadas devido à série de problemas que apresentam. O principal deles é a falta de manutenção e preservação de seus monumentos, conforme as várias queixas que chegam diariamente à redação de A VOZ DA SERRA. Sujeira, utilização indevida dos espaços e vandalismo são algumas das reclamações da comunidade.

Na Praça Getúlio Vargas, a descaracterização começa pela ocupação indevida do coreto, que se tornou ponto de encontro de bêbados e desocupados. Alheios ao fato de estarem em área pública, eles bebem, falam palavrões e brigam entre si, a qualquer hora do dia. Sem falar na sujeira e no mau cheiro que deixam no trecho, que tem sido evitado por muita gente. "Aquele trecho virou território deles. Evito até passar ali, com medo de ser importunada ou de sair alguma briga”, desabafa uma aposentada que preferiu não se identificar.

A sujeira também enfeia a maior e mais tradicional praça de Nova Friburgo. Apesar da varredura diária feita por funcionários da Prefeitura, faltam lixeiras e as pessoas acabam jogando pontas de cigarro, papéis, copos plásticos e outros detritos embaixo dos bancos e nos jardins.

Outro item que vem descaracterizando o espaço são as pichações em históricos monumentos, que também necessitam de restauração. No trecho final, os bancos desapareceram e nunca foram recolocados e o parquinho infantil está em condições precárias. Única área pública do centro da cidade destinada ao lazer da garotada, o local oferece muitos riscos para os frequentadores mirins.  

Vale lembrar que a revitalização da Praça Getúlio Vargas já foi anunciada em vários governos, mas parece longe de se tornar uma realidade. Até mesmo chegou a ser cogitada a instalação de uma câmera para auxiliar o patrulhamento do local, onde são comuns os registros de roubos e furtos,  mas o projeto não saiu do papel. 

 

A falta de manutenção do parquinho infantil oferece risco à garotada

Frequentadores da praça apelam pela revitalização dos jardins

Tombada pelo Iphan, a Praça Getúlio Vargas é um dos cartões-postais da cidade, mas carece de investimentos

 

Na Praça Getúlio Vargas, as pichações em monumentos históricos conferem um aspecto de abandono


Estátuas ainda não foram recolocadas e skatistas tomam conta do espaço

Na Praça Dermeval Barbosa Moreira, a demora na recolocação das estátuas das quatro estações vem sendo criticada por muitos friburguenses. Retiradas em fevereiro deste ano para restauração, as tradicionais peças em mármore de Carrara estão fazendo falta nos jardins, conforme as queixas que chegam constantemente ao jornal. "Dizem que foram retiradas para restauração, mas soube de fonte bem informada que estão jogadas num depósito ali no Centro de Arte (que também esta fechado), entre material e restos de obras. Isso é verdade? Espero que não seja!”, criticou o leitor Jorge Plácido Ornelas de Souza, em e-mail enviado mês passado ao jornal.

A utilização da praça como pista de skate é outro fato que vem desagradando muitos frequentadores. Além de tomar conta de um espaço destinado aos pedestres, eles fazem manobras arriscadas em meio aos transeuntes e estão danificando o bem público. "Já recolhi vários pedaços de granito em volta do chafariz, que também está há anos sem funcionar”, observa um funcionário das imediações que preferiu manter sua identidade preservada. 

A frequente realização de festas populares no local é apontada como um dos fatores que também vem contribuindo para descaracterizar e sujar ainda mais a famosa praça. "O local não comporta mais grandes eventos como os bailes de carnaval e shows, que acabam ajudando a danificar os jardins e monumentos”, disse a aposentada Martha Castro de Souza. 

 

A demora na restauração das estátuas das quatro estações é outro alvo de críticas e está deixando uma lacuna na paisagem 

 

A utilização da Praça Dermeval Barbosa Moreira como pista de skate vem desagradando muitos frequentadores

 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade