OPINIÕES - Dunga de volta ao comando técnico da Seleção Brasileira?

segunda-feira, 21 de julho de 2014
por Jornal A Voz da Serra

No fim da manhã desta terça-feira, a CBF confirmou a volta do ex-técnico e capitão Dunga à Seleção Brasileira quatro anos após sua saída, em 2010. O fraco desempenho na Copa daquele ano foi decisivo para sua demissão e o treinador também ficou marcado pelos frenquentes embates e discussões com membros da imprensa. Em sua primeira passagem pela seleção, Dunga conquistou dois títulos — a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações em 2009 — e ainda classificou o Brasil para a Copa do Mundo de 2010 em primeiro lugar na chave sul-americana das eliminatórias. Como jogador, disputou três Copas do Mundo, em 1990. O volante ficou marcado na época pelo fracasso, apontado como principal culpado pela derrota diante da Argentina e determinando ali a geração que ficou conhecida como a "Era Dunga”. A volta por cima veio em 1994, quando foi o capitão canarinho na campanha do tetracampeonato mundial, levantando a taça ao final da competição. Em 1998, esteve bem perto de repetir o gesto, mas a derrota para a França na final acabou com o sonho de seu segundo título mundial pela seleção. Em clubes, Dunga começou sua carreira no Internacional de Porto Alegre, teve passagens por Corinthians, Santos, Vasco, Pisa, Fiorentina, Pescara, Stuttgart e Jubilo Iwata, antes de voltar para seu clube formador para encerrar sua carreira em 2000. O primeiro trabalho de Dunga como técnico foi logo a Seleção Brasileira, após a frustração na Copa de 2006, onde ficou até 2010. Apesar dos bons resultados durante sua passagem, não conseguiu trazer o hexa e assim encerrou seu ciclo. Seu último trabalho foi no Inter, em 2013. Foi campeão gaúcho, mas foi demitido após um fraco início no Campeonato Brasileiro.

Com a confirmação da volta do treinador à Seleção Brasileira, a equipe de A VOZ DA SERRA foi às ruas saber o que a população de Nova Friburgo achou da contratação.

 

"Sou a favor da volta do Dunga como treinador, não tem outro melhor. Ele é aquele gaúcho típico, sempre gostei do estilo dele. É só trabalhar que vai dar certo.”

Devanir Pereira, 71 anos, aposentado, Centro

 


"Concordo com a volta dele sim, fez um bom trabalho na outra passagem, ganhou títulos. Pena não ter conseguido trazer o hexa.”

Raul Carlos Pinto, 69, aposentado, Maria Teresa

 


"Como foi um grande jogador e tem experiência internacional, meu voto para técnico da seleção é dele mesmo. Acho que o trabalho anterior na seleção também foi bom. Boto fé nessa nova seleção.”

Martins Siqueira, 59, pedreiro, Conselheiro Paulino

 


"Achei horrível. Estamos voltando no tempo, já não deu certo antes. Deveriam trazer um estrangeiro, dinheiro para isso não falta.”

Gustavo de Oliveira, 30, comerciante, Jardim Califórnia 

 

 

"Não achei uma boa, não, já não deu certo uma vez, acho que deveria ter um melhor para colocar no comando. Gosto muito do Tite, por exemplo,  acho que ele é bastante centrado.”

Luzia Alves,59, operadora de caixa, Jardim Califórnia

 


"Falaram tão mal dele quando saiu, agora ele está aí de novo, vamos ver o que acontece. Gostava dele como jogador.”

João de Souza, 56, pedreiro, Bairro Ypu

 


"Ele já esteve lá uma outra vez e não deu certo. Mas acho que pode ser uma boa. A culpa não é só do técnico, tem que renovar os jogadores. Vejo uns três jogadores que jogaram essa última copa que não têm mais condições de defender a seleção.”

Amintas Montechiari, 73, zelador, Duas Pedras

 


"O trabalho anterior dele não foi dos melhores, mas vamos dar um crédito de confiança. Acho que dá para montar uma seleção para a próxima copa.”

Fernanda Dias, 32, vendedora, Olaria

 

"Não acho que ele tenha ido mal da outra vez. Conquistou títulos importantes, como a Copa América e a Copa das Confederações. Mas ficou marcado pela derrota no último mundial.”

Marcos André 19, estudante, Cascatinha


"Gosto mais dele como personagem, capitão do Tetra. Como treinador, não acompanhei muito da outra vez, mas pode ser uma alternativa.”

Tina Paula, vendedora, Centro


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade