Obras da Praça CEU com novo prazo para conclusão

quinta-feira, 17 de julho de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Obras da Praça CEU com novo prazo para conclusão
Obras da Praça CEU com novo prazo para conclusão

Na manhã desta quarta-feira, 16, David Massena esteve visitando as obras da Praça CEU juntamente com o prefeito Rogério Cabral, demais representantes do poder público, população e governo federal. De acordo com a analista técnica do Ministério da Cultura, Vânea Rabelo, que também esteve presente na visita, o governo federal através do Ministério da Cultura realiza acompanhamentos das diversas unidades espalhadas pelo país. Após a visita, que terminou por volta das 10h15, uma reunião com representantes do Ministério da Cultura e do governo municipal foi realizada na sede da prefeitura para alinhar questões burocráticas, como licitações de equipamentos e prazo mais preciso de conclusão das obras. 

Mobilização Social e Gestão

Uma das etapas consideradas cruciais para conclusão do processo é a mobilização da comunidade. Um desafio para os administradores do complexo. "A mobilização social é o fator determinante para que o objetivo do Projeto CEU seja cumprido. Não adianta termos um espaço como este, com uma infraestrutura capaz de trazer cultura, esporte e desenvolvimento ao município, sem a participação da comunidade. A Praça CEU está sendo criada para a população e precisamos que além de ser para eles, ela também se desenvolva com eles”, afirma Vânea Rabelo. Para mobilizar a comunidade, sete oficinas de sensibilização, conhecimentos, cidadania e políticas públicas de cultura serão realizadas. A partir disso, um conselho gestor será eleito para trabalhar em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura na gestão do complexo. 

Projeto CEU

Para a construção do complexo esportivo e cultural de Nova Friburgo, foram investidos mais de um milhão e meio de reais. O Centro de Artes e Esportes Unificados faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A unidade de Nova Friburgo é um dos mais de 350 CEUs que estão sendo construídos em todo o país. A Prefeitura e a comunidade são responsáveis por compartilhar a gestão do CEU com a formação de um Grupo Gestor, que fica encarregado de criar um Plano de Gestão, e também conceber o uso e programação dos equipamentos. O complexo do município, localizado na Via Expressa, terá 3.000 m² e conta com pista de skate, academia ao ar livre, playground, ginásio esportivo, galeria de artes, biblioteca, cineteatro com 60 lugares, espaço multiuso, salas de audiovisual e Centro de Referência em Assistência Social (Cras). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Praça CEU | Via Expressa
Publicidade