Médicos cubanos são apresentados à população

quinta-feira, 17 de abril de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Médicos cubanos são apresentados à população
Médicos cubanos são apresentados à população

O governo municipal reuniu a imprensa na noite de quarta-feira, 16, no Salão Azul da Prefeitura, a fim de apresentar os médicos cubanos designados pelo Programa Mais Médicos, do governo federal, para atuar em Nova Friburgo ao longo dos próximos três anos, com possibilidade de renovação pelo mesmo período. Os 16 médicos, que curiosamente compõem oito casais, foram recebidos pelo prefeito Rogério Cabral, pelo secretário de Saúde Luis Fernando Azevedo, além de grande parte da bancada governista na Câmara e do secretariado.

"Nosso desejo é dobrar o contingente de médicos dedicados à Saúde da Família até o fim do nosso governo”, afirmou o prefeito. "A chegada de vocês é motivo de muita alegria para todos nós, porque sabemos que podemos contar com a ajuda e a experiência que vocês trazem. Recebemos as melhores referências por parte do Ministério da Saúde, e sabemos que todos aqui já têm mais de dez anos de experiência na profissão e trabalharam pelo menos três anos com saúde da família. São médicos experientes que estão vindo para ajudar a resolver nossa carência de profissionais na estratégia de saúde da família. Espero que o encontro do desejo que vocês têm de trabalhar como o nosso desejo de recebê-los possa se traduzir num atendimento de qualidade para a população”, continuou Rogério Cabral.

Luis Fernando Azevedo, por sua vez, destacou que todos os médicos que vieram para Nova Friburgo já passaram quatro anos na Venezuela, exercendo o mesmo tipo de função que vão desempenhar por aqui. A cerimônia continuou com discursos por parte de todos os vereadores presentes, que deram as boas vindas e lembraram a unânime aprovação legislativa dos trâmites necessários à aplicação do programa. 

O ponto alto da noite, no entanto, coube ao médico Darien Aviles, que discursou em nome de todos os cubanos. "Em nome de todos nós, eu gostaria de dizer que nos sentimos muito felizes com a presença de todos nessa recepção. Viemos com o objetivo de trabalhar com amor e com esforço, e nos dedicarmos principalmente às pessoas que necessitam de nossos serviços. Estamos todos conscientes de que teremos muito trabalho, e queremos entregar nosso coração ao Brasil e a todos de Nova Friburgo. Creio que já amamos Friburgo”, afirmou, sob aplausos.

A VOZ DA SERRA conversou com o médico após a cerimônia, a respeito da expectativa em relação ao serviço a ser desempenhado em Nova Friburgo. "Meus sentimentos, como de todos os cubanos, são muito profundos. Chegamos com o coração aberto. Nossa expectativa é trabalhar, chegar à população e sermos reconhecidos como pessoas que se preocupam com as classes sociais mais baixas, e mostrar que nós defendemos sempre o valor do ser humano. Não pensamos no que podemos alcançar, mas sim naquelas pessoas às quais podemos entregar nosso conhecimento”, argumentou.

Darien também fez questão de comentar a recepção calorosa que recebeu na Prefeitura. "Eu tinha conhecimento de que o povo no Brasil é muito culto, acolhedor e amável, e já nos haviam avisado que pessoas nos esperavam na Prefeitura. Mas a recepção foi espetacular, cheia de carinho, cheia de amor e, principalmente, de sinceridade. Realmente, tudo isso nos enche de força para desempenharmos o trabalho que queremos fazer aqui em Nova Friburgo”, concluiu.

Também falando com exclusividade para A VOZ DA SERRA, Luis Fernando Azevedo explicou detalhes da atuação dos médicos. "Com a chegada desses profissionais, nós vamos criar 16 novas equipes de médicos da família. Isso vai nos dar uma abrangência próxima a 64 mil pessoas, pois a estimativa é de que seja possível atingir entre três e quatro mil habitantes por médico a cada ano. Com isso, nós esperamos ter uma redução volumosa de ocupação nos hospitais, permitindo que se possa concentrar mais em urgência e emergência. A dona de casa, por exemplo, vai poder pegar sua receita próximo de casa, os remédios vão ser dados pelas equipes descentralizadas; então, é todo um planejamento que vai desafogar o Hospital Municipal Raul Sertã. A intenção é que possamos mudar de uma cultura de tratamento para uma cultura de prevenção e atenção básica”, explicou o secretário.

"Eles vão cumprir horário de 32 horas semanais nos postos de saúde, mais oito horas de estudo. E vão fazer visitas domiciliares, uma vez por semana, a pacientes cadastrados pelos agentes comunitários. Em cada unidade básica de saúde podem funcionar até três equipes — e posso adiantar que teremos novas equipes em Conselheiro, Lumiar, Mury, Amparo, São Lourenço, e também Olaria, que já tem três equipes”, continuou Luis Fernando.

Por fim, o secretário municipal de Saúde lembrou que os médicos só poderão começar a atender dentro de 20 ou 30 dias, a depender do tempo necessário para a chegada dos registros necessários. Ao longo deste tempo, os profissionais receberão treinamento relativo a questões da medicina nacional, como a forma de receitar e os medicamentos mais utilizados para os tratamentos mais comuns, a fim de evitar divergências de receitas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | Médicos | Mais Médicos | Médicos Cubanos | prefeito | Rogerio Cabral | Luis Fernando Azevedo
Publicidade