Feriado prolongado promete dias movimentados na cidade

quinta-feira, 17 de abril de 2014
por Jornal A Voz da Serra

Karine Knust

Para tristeza de muitos brasileiros que adoram uma folga, este ano poucos feriados caem em dias úteis. No segundo semestre do ano, por exemplo, todos os feriados nacionais cairão em fins de semana, exceto o Natal. Mas este mês de abril é uma exceção. E generosa, diga-se de passagem. A Semana Santa este ano acabou ficando bem próxima dos feriados de Tiradentes e São Jorge, ou seja, um "feriadaço”. 

A Semana Santa deste ano já começou a ser celebrada, entre os católicos, desde o último domingo, 13, mas é na Sexta-feira da Paixão, 18, que começa a sequência de feriados. Normalmente as pessoas se programam para aproveitar a Sexta-feira Santa junto com o fim de semana da Páscoa, mas dessa vez o descanso vai ser maior­. Na segunda-feira é Dia de Tiradentes e, na quarta-feira, os cariocas e fluminenses comemoram o dia de São Jorge — e acabam aproveitando a data para enforcar a terça-feira. 

Em Nova Friburgo, os hotéis já estão se preparando para receber os turistas. Para Peter Bucsky, diretor de um hotel na Ponte da Saudade, as expectativas para esse feriadão são as melhores possíveis: "Temos 70 quartos e já estamos com 90% das reservas confirmadas, mas até o fim dessa semana esperamos um aumento significativo. Afinal, preparamos uma programação diferenciada com festival de chocolate, caminhada ecológica, churrasco, recreação infantil e muito mais para poder agradar não só as crianças, mas toda a família”. De acordo com Felipe Alberich, proprietário de uma pousada no bairro das Braunes, o aumento de reservas foi considerável: "100% dos nossos quartos já estão com reserva confirmada, um aumento de 50% em relação à Páscoa de 2013”. 

Todo o comércio do município está autorizado a funcionar durante os dias de feriado prolongado, graças ao acordo entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores. E, este ano, o Conselho da Moda e o Sindicato do Vestuário (Sindvest) lançaram uma ação promocional especial para o período de 17 a 23 de abril, com o intuito de estimular os comerciantes do circuito de moda íntima da Ponte da Saudade e Olaria a abrir suas lojas durante o feriado prolongado para atrair turistas. Até à tarde da última terça-feira, 15, por exemplo, 83 empresas do circuito de moda da cidade já haviam confirmado a participação na campanha "Moda Nova Friburgo”. "A princípio, estamos fazendo a campanha no setor de moda, mas a ideia é abranger e passar a incentivar não só o nosso setor, mas o comércio em geral da cidade”, explica Isabela Sancho Pereira, do Sindvest. 

 

Crianças no feriadão

As crianças que estudam em escolas municipais não terão aula desta sexta-feira, 18, até a próxima quarta-feira, 23. O dia 22 é considerado ponto facultativo para a Educação municipal, por isso também será emendado aos feriados de Tiradentes e São Jorge. Nas escolas estaduais, a folga começa hoje, 17, e vai até a quarta-feira, 23. Já nas escolas particulares, as regras variam de acordo com a instituição, mas por conta da Copa, alguns colégios funcionarão na terça-feira para não prejudicar ainda mais o andamento do ano letivo. Sendo assim, são cerca de cinco dias com a criançada em casa. É hora de dar asas à imaginação e começar a programar atividades para que os pimpolhos e toda a família possam aproveitar o feriado prolongado com muito chocolate e diversão. Nas rodoviárias Norte e Sul haverá saídas extras para Rio das Ostras, Niterói e Rio de Janeiro, de acordo com a demanda de passageiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade