EDITORIAL - Sem álcool na direção

quarta-feira, 16 de abril de 2014
por Jornal A Voz da Serra

COM A chegada de mais um feriado prolongado, cresce o risco em Nova Friburgo de convivermos com o perigoso casamento do álcool com a direção de veículos. Os dois  são responsáveis por altos índices de acidentes no trânsito e têm possibilidade acentuada de repetir a dose nestes próximos dias, ainda que as estatísticas oficiais mostrem números animadores.

DADOS do governo do estado do Rio apontam que a Operação Lei Seca vem registrando uma redução substancial no número de acidentes de trânsito na capital e no interior desde o  início do ano. De acordo com a assessoria do governo estadual, foram comparados os números deste ano com o mesmo período do ano passado. Desde quando foi iniciada a Operação Lei Seca os números vêm  registrando quedas anualmente. 

GRAÇAS AO empenho das polícias militar e rodoviária, muitas operações de repressão ao uso do álcool foram desencadeadas desde a promulgação de lei federal fazendo cumprir o determinado. Muita gente graúda foi pega com a mão no copo e no volante, criando constrangimentos e provocando ondas moralizantes em todo o país. A Lei Seca nas estradas pegou pra valer.

É PRECISO, mesmo que as autoridades ampliem a fiscalização para tirar das rodovias os motoristas alcoolizados e não somente os flagrados em incidentes nas madrugadas friburguenses, sobretudo nos finais de semana e feriados prolongados, nos bairros e distritos. É preciso insistir em campanhas que motivem a tomada de consciência em relação à desastrosa atitude que é beber e dirigir.

NOVA Friburgo possui um triste histórico de acidentes automobilísticos associados à bebida. Para reduzir a fatal estatística, as autoridades dispõem de farta legislação, cabendo agora atuar de maneira permanente coibindo os abusos. A sociedade friburguense, por sua vez, deve fazer a sua parte, conscientizando-se do alto risco que a dobradinha envolve, demovendo os mais imprudentes e desestimulando o falso poder do uso do álcool. O feriadão que se avizinha é uma ocasião propícia para adoção de uma nova postura frente ao problema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade