Cecna e ETR lançam projeto de valorização das paisagens friburguenses

segunda-feira, 14 de abril de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Cecna e ETR lançam projeto de valorização das paisagens friburguenses
Cecna e ETR lançam projeto de valorização das paisagens friburguenses

Depois do "Projeto Diagnóstico de Campo Turístico Ambiental de Nova Friburgo: Bacia do Rio Macaé”, a parceria entre o Centro de Estudos e Conservação da Natureza (Cecna) e a Empresa de Turismo Receptivo (ETR) volta este ano com o projeto "Levantamento das Potencialidades Paisagísticas de Nova Friburgo”, que busca valorizar a beleza cênica de grande parte do território do município. 

Belas paisagens são indicadores do potencial turístico e, se bem administrados, podem proporcionar crescimento econômico ao mesmo tempo em que se conserva a natureza e traz bem-estar e qualidade de vida para a população.

A equipe técnica percorrerá trajetos, registrando com alta qualidade de imagem os melhores ângulos das paisagens observadas e geocodificando os pontos de maior interesse com auxílio de aparelhos GPS. Todo o material coletado em campo (imagens e coordenadas geográficas) e produzido posteriormente (mapas e textos explicativos) será publicado no blog das duas entidades, possibilitando o acompanhamento das atividades por todos os interessados.

No dia 6 passado foi realizada a primeira visita técnica do projeto. O trajeto percorrido foi entre o Centro e o alto do Bairro Suíço, um percurso de 1,6 quilômetro. Trata-se de um dos mais valorizados de Nova Friburgo do ponto de vista imobiliário. Além de sua proximidade do Centro e dos seus serviços, possui ainda bela vista da cidade e das montanhas circundantes do vale do Rio Bengalas, o primeiro a ser ocupado, no início do século XIX, pelos imigrantes suíços.

O bairro ocupa um morro cujo topo há pontos que servem de mirante e que possuem potencial para se tornar um importante local de visitação turística, apesar do caráter eminentemente residencial. Do topo do morro pode-se avistar, além do centro urbano de Nova Friburgo, os bairros Braunes, Vale dos Pinheiros, Lagoinha, Perissê, Cascatinha e Tingly. E as montanhas são o grande destaque, aparecendo à vista algumas das mais famosas dos friburguenses, como Porcelet, Pedra do Imperador, Garrafão, Caledônia, Chapéu da Bruxa, as Catarinas, Morro da Cruz, Duas Pedras, entre outras.

Os diretores do Cecna e da ETR dizem que Nova Friburgo precisa valorizar seu patrimônio paisagístico. A cidade, em meio às montanhas, forma um cenário ainda paradisíaco e de incalculável potencial turístico e econômico. No entanto, está registrado em sua paisagem um histórico de descaso com o meio ambiente. Pode-se ver bairros muito adensados, sem quintais e espaços verdes, subindo desenfreadamente morros com grande inclinação, gerando risco à segurança dos moradores. Além disso, muitas das bases das montanhas circundantes encontram-se sem vegetação nativa de porte arbóreo. Essa situação, além de contribuir para a diminuição da biodiversidade, prejudica o clima e aumenta o risco de incêndios na estação seca e escorregamentos durante o período chuvoso.

De acordo com os diretores das duas entidades, para garantir a integridade desse patrimônio o poder público deve, necessariamente, impedir a instalação de novos loteamentos em áreas íngremes, evitar o avanço dos assentamentos já existentes, cercar e reflorestar as áreas verdes das bases das montanhas, punir os crimes ambientais e sensibilizar a população para proteger a natureza que a cerca, garantindo assim a alta qualidade de vida que a cidade oferece por muitas gerações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade