EDITORIAL - Conexão rural

quinta-feira, 03 de abril de 2014
por Jornal A Voz da Serra

A SECRETARIA Estadual de Agricultura está realizando a compra das primeiras antenas do sistema de telefonia celular rural do programa Rio Rural. Com o Vozes da Produção, o estado do Rio será o primeiro a implementar um programa de telefonia celular e internet no país. Isso permitirá ao produtor acessar o preço dos produtos agrícolas, facilitando no momento de negociar.

O ANÚNCIO foi feito pelo secretário de Agricultura, Christino Áureo, nesta quarta-feira, para agricultores, durante a abertura do Encontro de Comitês Gestores das Microbacias Hidrográficas (Cogem), em Cachoeiras de Macacu. A injeção de recursos do Rio Rural tem permitido aos técnicos do governo intensificar as ações junto aos agricultores promovendo o desenvolvimento rural sustentável.

O ESTADO do Rio está preparado para se tornar o polo de agricultura sustentável do país e os esforços neste sentido podem ser vistos nas áreas de agricultura favorecidas pelo estado inclusive na Região Serrana. Com o apoio financeiro do Banco Mundial, o governo obteve recursos suficientes para acelerar este desenvolvimento.

AS METAS ambientais são ambiciosas, segundo o governo. Nos planos estão incluídas a preservação de nascentes, a reposição de matas ciliares, recuperação de solos degradados e o apoio ao agricultor no cumprimento do Código Florestal. Com este avanço, Nova Friburgo espera obter melhorias no trabalho de reconstrução de sua área rural, também com enfoque sustentável. 

A AGRICULTURA friburguense conseguiu se restabelecer da tragédia climática de 2011 e vem obtendo benefícios do governo estadual, federal e mesmo de órgãos internacionais, como o Banco Mundial. Dentro das perspectivas de crescimento municipal, este setor tem peso considerável e, mais ainda, possibilidades concretas de desenvolvimento. Para isso, todas as redes produtivas da olericultura, fruticultura e floricultura precisam receber incentivos. 

O TRABALHO realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura tem sido de fundamental apoio ao agricultor, através de políticas de aumento da produtividade. Porém, não é suficiente para fazer crescer este setor da economia, que precisa, além de verbas, de assistência técnica, fomento à pesquisa também pela iniciativa privada, além de infraestrutura de serviços públicos.

O PROGRESSO da área rural esbarra ainda em dificuldades estruturais, como a ausência malha viária confiável, de telefonia móvel e da internet, mais ainda após a chuva de 2011. Até agora as autoridades não conseguiram reverter a exclusão social, que vem impedindo o acesso à informação e ao agronegócio de centenas de produtores rurais e seus familiares. 

PARA fortalecer a agricultura familiar é necessário pensar num projeto de crescimento sustentável que leve em conta o seu enorme potencial econômico, e também a sua dimensão sociocultural e ambiental. A área rural friburguense pode crescer e só precisa receber das autoridades a atenção que merece. O governo estadual, finalmente, está disposto a modificar o cenário rural fluminense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade