Governo Federal lança campanha contra a violência infantil no Carnaval

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra

O governo federal, por meio da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério do Turismo, lança mais uma campanha para proteção das crianças e adolescentes contra todos os tipos de violência no carnaval. Com o slogan "Proteja Brasil”, a iniciativa visa conscientizar a população sobre a necessidade de estar atento, prevenir e denunciar possíveis violações aos direitos de crianças e adolescentes durante a realização da maior festa popular do país. 

"Proteja Brasil” é uma ação continuada que visa promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Além do abuso e exploração sexual, a campanha alerta para outros tipos de violência,  como o trabalho infantil. Representada por um trio de "macaquinhos”, que estimula a proteção e a denúncia de crimes contra crianças e adolescentes, a ação já é desenvolvida desde o ano passado. Para o carnaval, especificamente, os personagens ganharam fantasias alusivas ao período. 

Denúncias podem ser feitas pelo Disque 100

 Vale destacar que, por meio do Disque 100, é possível denunciar quaisquer tipos de violações de direitos humanos. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive aos fins de semana e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil através de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante.

Nos últimos três anos, a ouvidoria nacional dos direitos humanos, responsável pelo Disque 100, recebeu 336,2 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes. O Disque 100 atende também a denúncias de violações de direitos de pessoas idosas, pessoas com deficiência, LGBT, pessoas em situação de rua e outros segmentos vulneráveis, como quilombolas, ciganos, índios e pessoas em privação de liberdade. 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade