Parque dos Três Picos é premiado por programa de educação ambiental

segunda-feira, 02 de dezembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Parque dos Três Picos é premiado por programa de educação ambiental
Parque dos Três Picos é premiado por programa de educação ambiental

O Parque Estadual dos Três Picos ganhou prêmio pelo projeto mais criativo na área da educação, no Concurso Cultural Oficina de Ideias, promovido pela revista Educatrix, da Editora Moderna. O projeto "Brincando com Gaiolas”, foi elaborado para promover a conscientização ambiental contra a captura, o aprisionamento e a domesticação ilegal de animais silvícolas.

 A ideia surgiu da preocupação com o comércio ilegal de animais capturados na natureza que, em cativeiro, ficam sujeitos às doenças transmitidas pelo contato com humanos e à má nutrição. Afastados do habitat natural, causam ainda danos ao ambiente e colocam em risco o equilíbrio da fauna. Pensando nisso, o biólogo e fiscal do Parque Estadual dos Três Picos, Antonio Carlos Pestana Rocha, desenvolveu o projeto educacional vencedor da segunda edição do concurso.

 "Este projeto, pela sua criatividade e pela capacidade de tocar o coração das crianças, tem sido extremamente eficiente em conquistar, desde a infância, aliados para a causa da conservação da biodiversidade do Rio de Janeiro. Estou muito orgulhoso pelo Antônio Pestana e pela equipe do Parque dos Três Picos por este reconhecimento” – disse o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha.

 Entre as atividades propostas no programa "Brincando com Gaiolas” estão a desmontagem de apetrechos utilizados para captura e aprisionamento de animais, que são transformados em brinquedos, como carrinhos ou casas de boneca. Há também o "gaiolão” ou "gaiola humana”, onde as crianças são convidadas a entrar e ficar durante um tempo para sentir o que um animal aprisionado sente. O objetivo é que possam concluir que é melhor manter os animais livres.

 Pestana e a equipe do Três Picos desenvolvem o trabalho desde 2010, por meio de palestras interativas com educadores e alunos, estimulando debates, questionamentos e curiosidades. Desse modo, a iniciativa propõe um novo meio de conscientização ambiental do público infanto-juvenil relacionado à importância de preservação da natureza. 

 O projeto por fim, por sua abordagem didática e dinâmica, propõe por meio das atividades de educação ambiental, uma mudança na concepção de alunos e educadores na relação do homem com o meio ambiente.

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