Talentos friburguenses reconhecidos pelo Gama

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Talentos friburguenses reconhecidos pelo Gama
Talentos friburguenses reconhecidos pelo Gama

Henrique Amorim 
O Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama) é mesmo uma genuína expressão cultural de Nova Friburgo, que faz sempre questão de valorizar tudo aquilo que engrandece cultural e artisticamente o município. Na noite da última segunda-feira, 25, o Gama mais uma vez reverenciou o talento de artistas locais com os troféus Alberto da Veiga Guignard entregues em noite festiva no salão da Casa da Cultura. Naquela data, Guignard, um pintor friburguense que mesmo sem ser ainda devidamente reconhecido em sua terra natal ganhou fama internacional, completaria 117 anos. As honrarias em base de madeira e uma réplica em ferro de uma aquarela com pincéis foram entregues ao artista plástico Francisco do Couto, que além de quadros expressa seu talento esculpindo madeiras em sua casa no Morro do Orfanato, na Chácara do Paraíso; ao jovem cartunista autor do personagem Patutos, Rafael Araújo, 19 anos; ao mestre na arte do papel machê, Zeppe, que encanta com sua sensibilidade retratada na expressividade de seus trabalhos que parecem ganhar vida e a jornalista Carla Dayane, apresentadora da Agenda Eletrônica da Luau TV. 
O cartunista Rafael Araújo fez questão de fazer um agradecimento especial ao Gama ao receber o troféu Guignard entregue pelo jornalista e membro nato do Gama, Paulo Carvalho. Rafael lembrou o apoio incondicional recebido do Gama para viabilizar sua primeira exposição de cartuns do personagem Patutos. “Mais que a ajuda para tornar a exposição uma realidade, o Gama acreditou em mim e no meu trabalho e me fez concluir que não importa o que se faça, mas quando nos propomos a fazer, devemos fazer direito. Isso aprendi com o Gama”, frisou o rapaz, emocionado com a honraria. “Esse prêmio vou guardar com total carinho e dedico ao Patutos, que não representa a mim mesmo, mas é aquilo que eu gostaria de fazer da minha vida”, completou Rafael, que expõe atualmente seus cartuns no restaurante O Bode Expiatório, na Praça Getúlio Vargas. 
O segundo agraciado da noite, Francisco do Couto, não escondeu a emoção ao receber o troféu Guignard. Autodidata, ele já se dedica à arte há 38 anos e orgulha-se por já possuir um acervo de aproximadamente cem obras. Chico do Couto se alegra em poder concluir em breve seu primeiro ateliê adaptado em sua própria casa. “É incrível como a inspiração surge e logo um pedaço de madeira começa a ganhar forma. Ter o reconhecimento dos outros é melhor ainda”, resumiu o artista definido por Jaburu, como “simples no gesto, mas grandioso no talento”. A jornalista Carla Dayane também fez questão de reconhecer a importante participação do Gama na vida cultural de Nova Friburgo e destacou o importante papel da imprensa na divulgação do trabalho dos artistas. A Luau TV, inclusive, tem apoiado a iniciativa do Gama em popularizar a vasta obra de Guignard em Nova Friburgo com a veiculação de spots durante sua programação relatando um pouco da vida e do talento do artista, através do Luau.doc. 
A série de premiações foi encerrada com o reconhecimento ao talento de Zeppe, que impressiona com o realismo de suas obras em papel machê. Diversas delas com réplicas de quadros pintados por Guignard foram apresentadas na noite de festa em meio a fotografias, reproduções de obras de Guignard e um histórico fotográfico dos muitos eventos do Gama, entre eles a construção e a inauguração do monumento a Guignard no circuito turístico cultural do Gama no Parque Santa Eliza. “Confeccionar essas obras em papel machê é um encanto, uma magia. São trabalhos que quando começados tem que ser terminados de uma só vez. Não pode ter retoques depois. Esta aí o segredo”, comentou Zeppe, orgulhoso com o troféu em mãos. 
O secretário municipal de Cultura, Roberto Wermelinger, prestigiou a noite de homenagens e enalteceu o trabalho implementado pelo Gama em sua bonita trajetória de espetáculos e atividades culturais. “Nova Friburgo reúne muitos talentos artísticos. A cada dia me surpreendo com a qualidade dos artistas e dos trabalhos que desempenham aqui. E o Gama faz parte dessa história. Me impressiona saber tudo o que Gama faz por Nova Friburgo”, disse o secretário.     

Sempre enaltecendo os talentos da terra           

 Durante a solenidade de premiação, o vice-presidente e um dos fundadores do Gama, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, enalteceu a prática constante do grupo em promover uma maior comunhão entre os seres humanos. “Temos sempre que reconhecer e valorizar os talentos que muito fazem por Nova Friburgo. É uma história que está sendo escrita”, disse Jaburu ao promover um momento especial de nostalgia relembrando alguns trechos de produções teatrais do Gama de grande sucesso ao longo de sua trajetória, entre elas “Greta Garbo, quem diria acabou no Irajá”, “Em busca da água prometida”, ‘Fantasia à moda de Clara”, “Dois perdidos numa noite suja”, “Liberdade, liberdade”, “Os saltimbancos”, “Canto de amor a Nova Friburgo” e “Fernando em pessoas”, a declamação do poema “Elegia aos heróis”, de Ieda Lucimar, e a marcante atuação de Irapuan Guimarães. Na mesma solenidade foram empossados os membros da nova diretoria encabeçada pelo presidente Chico Figueiredo e o vice Jaburu, reeleitos.    

Guignard é reconhecido oficialmente em Nova Friburgo com a criação do Dia Municipal da Pintura

Um prova do esforço do Gama em valorizar os talentos da terra se teve na segunda-feira, 25, quando foi comemorado o Dia Municipal da Pintura - Guignard, graças a um projeto de autoria do ex-vereador Isaque Demani, que absorveu a ideia do Gama em difundir entre os friburguenses a necessidade de se cultuar os filhos da terra. Também foram aprovados na Câmara Municipal, por indicação do Gama, os dias municipais do teatro - Mário Castillo (15 de agosto) e da música - Benito di Paula (outro friburguense renomado), em 22 de novembro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade