9ª Mostra Cinema Popular Brasileiro começa nesta quinta-feira

quarta-feira, 31 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

A 9ª Mostra Cinema Popular Brasileiro começa nesta quinta-feira e segue até 12 de novembro de 2012. Este ano, pela primeira vez, a mostra ocorre também pela internet. Na programação presencial duas cidades participam do circuito de exibição: Nova Friburgo, onde a mostra começou, em 2004, e Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu, inserido este ano no circuito da mostra. 

Exibições pela Internet possibilitam ampliação do público
No dia 1°, a mostra abre o calendário 2012 pela internet, pelo site www.mostracinemapopularbrasileiro.wordpress.com, onde todos que assistirem aos filmes poderão votar através do botão Curtir e ajudar a eleger os três melhores filmes da 9ª Mostra Cinema Popular Brasileiro. 
E embora a internet tenha mudado um pouco o perfil do evento, sua idealizadora e coordenadora geral, Leonor Bianchi, acredita que o ponto positivo dessa mudança seja a ampliação do acesso ao público aos filmes da mostra. Ela afirma que esta é uma nova maneira de assistir cinema, que se impõe cada vez mais, e que a mostra quer conhecer quem são os realizadores para o ambiente virtual e quem é o público do cinema exibido na rede. 
Segundo sua equipe de produção, este ano a mostra recebeu filmes de todas as regiões do Brasil, mas pelo fato de ter aberto sua programação também de forma online, houve uma redução significativa do número de filmes inscritos. “Sempre fizemos a mostra de maneira não competitiva e sempre recebemos filmes de excelente nível de todo o Brasil. De dois anos para cá escolhemos tentar desenvolver um perfil competitivo além dos panoramas Informativo e Regional e isso atraiu mais inscrições, o que é um dado; as pessoas procuram inscrever seus filmes em mostras e festivais que tenham premiações. Este ano, pelo fato de termos levado a plataforma de exibição da mostra para o ambiente virtual, extrapolando as janelas das salas de cinema convencionais, comerciais ou em salas de cinema digital de centros culturais e educativos, recebemos menos filmes que nos anos anteriores, cerca de 30% a menos”, comenta Leonor Bianchi, explicando que muitos realizadores não inscrevem seus filmes porque em nível nacional e internacional centenas de mostras e festivais de cinema exigem que a obra seja inédita inclusive e, sobretudo, na internet.  

Mostra volta para nova Friburgo, mas terá sessão em Barra de São João
Leonor comenta ainda que, depois de um ano sem ser realizada em Nova Friburgo, a mostra volta para o município para ficar e consolidar seu espaço no cenário das atividades artísticas, culturais e turísticas de São Pedro da Serra. “Ano passado a mostra aconteceu em Macaé e Rio das Ostras quebrando um ciclo de sete anos sem interrupção de sua realização em Friburgo, nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. A mostra aconteceu em 2004 em Lumiar e já no ano seguinte foi para o Espaço Cultural São Pedro da Serra, onde ficou até 2010. Este ano conquistamos uma nova parceria em São Pedro da Serra; a Casa dos Saberes. A Casa é coordenada pela advogada e educadora ambiental Lia Caldas e por Reinaldo Queiroz, morador antigo de São Pedro, pessoa envolvida desde sempre com as atividades culturais locais e conta ainda com a colaboração de um extenso coletivo de militantes e ativistas ambientais e culturais de São Pedro da Serra e região. Seu público frequentador é eclético e vai desde o morador local, o agricultor, os educadores, os estudantes, as crianças... chegando aos turistas, atraindo os curiosos. Só por essa variedade de possibilidades de público que encontramos na Casa dos Saberes para dialogar com a mostra já estou fascinada nas exibições que acontecerão lá. Tenho certeza de que serão dois dias intensos de exibição, além de estarmos dentro de um feriado nacional quando a mostra passar por lá”, destaca Leonor. 
Ao todo serão exibidos 48 filmes durante a mostra. Escolha a sua sessão presencial ou virtual... e curta!
Os três filmes mais curtidos pelo público ganharão a tradução de seu roteiro para o inglês. Os prêmios são oferecidos pela empresa parceira Bvaz Idiomas. 
A 9ª Mostra Cinema Popular Brasileiro é realizada pelo jornal O Polifônico - Jornalismo de Intervenção (www.opolifonico.wordpress.com), Escola Livre de Comunicação e Artes (ELCA) (www.escolalivredecomunicacaoeartes.wordpress.com), com apoio da Associação Cultural Rio das Artes (Acra) (www.associacaoculturalriodasartes.wordpress.com), Bvaz idiomas (www.bvazidiomas.com.br) e Videolog.

Casa Cultural Mata Atlântica faz sua pré-inauguração com exibição do documentário “O povo do cinema de Lumiar”, gravado há nove anos e nunca mais exibido em público 
Ainda na abertura da mostra haverá uma sessão especial durante a pré-inauguração da Casa Cultural Mata Atlântica, em São Pedro da Serra. Na sessão será exibido o curta-metragem documentário da jornalista e idealizadora da Mostra Cinema Popular Brasileiro, “O povo do cinema de Lumiar”, realizado em 2004 e exibido apenas na primeira edição da mostra e nunca mais assistido novamente pelos moradores locais, que participaram do filme, e pelas novas gerações. Na sequência serão exibidos outros curtas (veja a Programação da 9ª Mostra Cinema Popular Brasileiro abaixo). A sessão está marcada para as 18h e o endereço é Estrada Manoel Kinupp s/n, Bocaina dos Blaudts, São Pedro da Serra, Nova Friburgo. 
Nos dias 3 e 4 a mostra será realizada na Casa dos Saberes, em São Pedro, às 19h, mantendo sua programação na Serra do Alto Macaé. No dia 11, durante o Sarau promovido pelo Coletivo Monster, em Barra de São João, mais curtas serão exibidos dentro da programação da 9ª Mostra Cinema Popular Brasileiro, que termina no dia 12 de novembro. A mostra será na Av. Oceânica 249, Pousada da Barra 249. A sessão ocorre dentro da programação do Sarau, que começa às 16h. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade