Radioamadores ajudarão a Justiça Eleitoral

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
Radioamadores ajudarão a Justiça Eleitoral
Radioamadores ajudarão a Justiça Eleitoral

Eloir Perdigão
Uma reunião informal realizada na tarde de quarta-feira, 26, no Ginásio de Esportes Celso Peçanha, do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), no Centro, selou a parceria entre a Justiça Eleitoral, representada pelo juiz da 222ª Zona Eleitoral, Leonardo Teles, e os radioamadores, através da Associação Friburguense de Radioamadores (Afra), presidida por Welison Santana Muniz. O objetivo é agilizar as providências das autoridades por qualquer necessidade em seções onde haja problemas com a comunicação por telefonia fixa ou móvel. 
OFICIALIZAÇÃO DA AFRA – O diretor de Comunicação da Afra, Antônio Marcos da Rocha, esclarece que a associação foi oficializada há três meses, porém a turma já se reúne há mais tempo no Paissandu. Foi apenas para documentar a Afra a fim de possibilitar a participação dos radioamadores em eventos ou qualquer outra atividade que exija algum documento.
No próximo dia 7 de outubro a Afra foi solicitada para colaborar com as eleições nos locais mais distantes, a fim de ajudar a coibir possíveis crimes eleitorais, atendendo a denúncias e acionando as autoridades para as providências. Mas o trabalho dos radioamadores não para por aí: no centro da cidade e bairros eles marcarão presença também. “A nossa ideia é que a gente possa cobrir o maior número de seções possível, com o radioamador de carro ou de moto”, revela Antônio Marcos.
O juiz Leonardo Teles foi quem mais incentivou os radioamadores a se organizar através de uma associação, a se legalizar, e no dia das eleições surge a oportunidade do primeiro trabalho conjunto. A Afra tem 80 associados, porém devem atuar na eleição cerca de 50 deles, o que deve atender as necessidades. 
Antônio Marcos faz um agradecimento especial à InterTV Serramar, na pessoa de seu diretor Jorge Maciel, que disponibilizou a torre da emissora na Pedra do Imperador, para instalação da repetidora da Afra (a PYRNF), e a Júnior, da técnica da InterTV, pelo total apoio recebido. “Aquele ponto, para comunicação aqui em Nova Friburgo, é muito bom. E ainda temos a possibilidade dos links com Cantagalo e Santa Maria Madalena. A gente consegue sair de Nova Friburgo e ir a Campos falando com o rádio do carro”, salienta o diretor, complementando que as atividades da Afra já começam a extrapolar os limites de Nova Friburgo. Há, inclusive, segundo ele, um projeto de comunicação integrada de emergência para os municípios da Região Serrana, já entregue ao deputado federal Glauber Braga, com objetivo de que seja conseguida emenda participativa a ser encaminhada à Defesa Civil estadual, e daí para a Defesa Civil dos municípios abrangidos, visando conseguir repetidoras de radioamador nesses municípios, além da manutenção das já existentes, localizadas em Nova Friburgo, Cantagalo, Santa Maria Madalena, Carmo e, em fase de instalação, Teresópolis.
DO HOBBY AO TRABALHO SÉRIO – O presidente Welison fala da expectativa do trabalho conjunto com a Justiça Eleitoral nas eleições, principalmente nas áreas onde há falhas da telefonia fixa ou móvel. 
Segundo o presidente, será a oportunidade dos radioamadores, que já se reuniam para pôr em prática seu hobby predileto, mostrar que também podem desenvolver um trabalho sério. “Os radioamadores estão sendo vistos com outros olhos após a enchente. Fizemos um trabalho junto às autoridades, que ficaram sem comunicação, e a nossa funcionou. Eles gostaram do nosso trabalho e agora o Dr. Leonardo Teles pediu para a gente ajudar nas próximas eleições. A expectativa é a melhor possível e a turma está a fim de ajudar”. 
TRABALHO INÉDITO – O encontro de quarta-feira serviu para entrosar as partes, o juiz Leonardo Teles e os integrantes da Afra. O juiz fez questão de frisar que o trabalho da Afra é totalmente voluntário e ninguém será remunerado por isso. O objetivo é que as eleições corram bem em todo o município.
Trata-se de um trabalho inédito em Nova Friburgo. Só na 222ª ZE são 152 seções, das quais cerca de 50 ficam em locais de difícil acesso e comunicação nem sempre disponível através de telefone fixo ou celular. Essa é a razão da parceria firmada. O juiz espera que, dessa forma, a eleição transcorra sem problemas. “Boa vontade não falta”, conclui.
Mais informações sobre a Afra, diretoria, integrantes e objetivos podem ser obtidas no site www.afrarj.com.br. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade