Feira Literária de Madalena homenageia Clarice Lispector

quarta-feira, 29 de agosto de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Feira Literária de Madalena homenageia Clarice Lispector
Feira Literária de Madalena homenageia Clarice Lispector

Santa Maria Madalena teve um fim de semana dedicado às manifestações artístico-culturais. Durante três dias consecutivos, o município sediou a 3ª edição da Festa Literária (Flim), desta vez com uma homenagem especial à escritora Clarice Lispector (1920-1977). Foram mais de 60 atrações gratuitas para crianças, jovens e adultos, realizadas em diferentes pontos do município como escolas, bares, restaurantes, espaços culturais, repartições públicas, além de ruas e praças.

A abertura foi na noite de sexta-feira, 24, na Casa de Cultura Francisco Portugal Neves, onde houve apresentação do Coral Madalenense e um recital com textos da escritora homenageada, feito pelos estudantes do Ciep 273 Professor Graciano Carrielo Filho. Na Flim, turistas e moradores puderam participar de oficinas, espetáculos teatrais, shows musicais, palestras, contação de histórias, lançamento de livros, exposições, saraus, exibição de filmes e outras atrações.

O evento foi uma iniciativa conjunta da comunidade local, Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Aciam) e Prefeitura, com apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Livraria Largo das Letras e do programa Rio Rural, da Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária.

Os servidores do escritório regional da Emater-Rio em Nova Friburgo, Rita Nicolau e Gerson Yunes, promoveram oficina de contação de histórias e de produção de desenhos com temática socioambiental. Uma das atividades foi a historinha do macaco que comia alimentos saudáveis para ter muita saúde. “O objetivo da oficina foi tratar, de forma lúdica, de assuntos importantes do nosso cotidiano como, por exemplo, o desenvolvimento sustentável”, explicou Gerson, que também é assessor técnico do programa Rio Rural.

Outra atração que despertou interesse do público foi a palestra da escritora Teresa Montero, que publicou uma biografia de Clarice Lispector em 1999. Na ocasião, a biógrafa falou sobre os diversos momentos da vida de Clarice no Brasil e também no exterior, além de detalhes das obras mais importantes. “Realizar um evento desse porte na terra de uma das mais importantes artistas populares brasileiras (Dercy Gonçalves), só reforça a importância dessa feira para formação educacional e cultural dos jovens”, defendeu Teresa, que já confirmou presença nas próximas edições da Flim.

Segundo a jornalista Terezinha Costa, da comissão organizadora da Flim, todos os leitos de hotéis e pousadas do município ficaram ocupados. Já nos restaurantes e no comércio, o movimento quadruplicou. “Em relação à festa do ano passado, tivemos um aumento de 50% nas atrações. A feira de 2013 está confirmada e, por isso, temos o compromisso de consolidar esse evento no calendário turístico da Região Serrana, com cada vez mais qualidade”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade