Recital na Euterpe mostra excelência de jovens músicos friburguenses

terça-feira, 07 de agosto de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Recital na Euterpe mostra excelência de jovens músicos friburguenses
Recital na Euterpe mostra excelência de jovens músicos friburguenses

A uma semana do Dia dos Pais, os acordes musicais deram o tom na manhã do último domingo, 5, para diversas famílias. Foi durante o recital da Escola de Música Maestro Samuel Antonio dos Santos, na sede da própria Banda Euterpe Friburguense.

Parentes e amigos puderam conferir o resultado e o desempenho dos jovens alunos em suas aulas teóricas e práticas dos últimos meses, em momentos que misturaram encanto e emoção, por mostrar crianças a partir de nove anos como promessas de futuros músicos.

O recital foi aberto pelo regente titular da banda Euterpe, maestro Nelson José da Silva Neto. Ele saudou o público, explicando os objetivos do evento, e destacou que a Escola de Música está aberta e é inteiramente grátis à comunidade, bastando que o interessado—em qualquer idade—esteja alfabetizado.

“Oferecemos instrumentos caríssimos e de qualidade, todo material didático e professores de alto nível, num curso profissionalizante, que tem preparado nossos jovens como músicos e que hoje podem fazer carreira por todo o Brasil, seja em bandas militares ou nas melhores orquestras”, destacou o maestro Nelsinho, que foi muito aplaudido ainda ao citar o sesquicentenário da Euterpe, no ano que vem, aproveitando para convidar a todos a participarem das atividades a serem programadas.

Banda-Escola toca na abertura e empolga

Ao apresentar o maestro Gilnei de Oliveira, da banda-escola, que regeu o grupo na apresentação de abertura, o maestro Nelson destacou que o músico está na Euterpe há mais de 20 anos, sendo formado pela Escola Superior da Candido Mendes e sendo também regente da Euterpe Lumiarense.

A banda escola executou cinco números: “Hino de Nova Friburgo”, “Yesterday” (com arranjo especial do músico da própria banda Euterpe, Thiago Vidal); o choro “Dengoso”, com solo do flautista Felipe Campos, além de “Carruagem de Fogo” e “Asa Branca”, valendo como bis a pedido do público e ainda em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga.

Apresentando-se por naipes de instrumentos, os primeiros alunos foram do professor Jô Codeço, ele próprio lembrando que está completando um ano na banda Euterpe este mês. Formado pela Unirio e considerado um dos melhores flautistas do estado atualmente, fez questão de elogiar o trabalho da Euterpe, se dizendo feliz por ter sido bem recebido na agremiação e ressaltando a oportunidade que o trabalho representa para jovens e crianças de Nova Friburgo:

“No interior do estado, não é comum um projeto desses de tão alto nível e qualidade e inteiramente grátis.”

De geração a geração

Primeiro a se apresentar, Hiago Thurler, tem apenas nove anos. Ele ingressou na escola de música em dezembro e tocaflauta somente há cinco meses. Depois dele se apresentaram também na flauta: Josué Serafim, Antonio Ghizi e Felipe Campos, que já havia feito participação solo com a banda-escola.

Na sequência, coube ao professor Marco Antonio apresentar seus alunos de saxofone e clarineta. Com quase 40 anos na banda e cujo pai foi primeiro clarinetista da Euterpe, Marquinho desempenha essa mesma posição atualmente. O pequeno Igor fez apresentação especial. Filho do próprio professor, foi a primeira vez que tocou com a clarineta, uma vez que em aulas anteriores estava passando por um período de adaptação com flauta doce.

Os irmãos Lucas e Amanda Mendes, também clarinetistas, tocaram em seguida, assim também como Guilherme (sax alto) e Marcelo Campos (clarinete), este último com a curiosidade de residir em Teresópolis e vir semanalmente para as aulas, das quais é assíduo aluno dos sábados.

Todos os professores da própria Euterpe

No naipe de sax, apresentaram-se Thalita Hertz, Jeferson e o jovem Havallone, que deu um show à parte ao tocar “Eu sei que vou te amar” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e “Carinhoso”, de Pixinguinha. Aluno do próprio maestro Nelson, o pequeno Thiaguinho também foi elogiado pelo seu professor. “Dá prazer dar aula para ele por sua dedicação e empenho”, disse.

O também jovem professor Helder Conceição, que cursa a Escola de Música da UFRJ, no Rio, apresentou sua classe de trompete, convidando os alunos Pedro e Kelvin, que inicialmente tocaram individualmente, depois em duo e ainda num trio com o próprio professor.

Arthur Damasceno, professor de trombone, bombardino e tuba, apresentou seus alunos de trombone Gabriel Arcanjo e Ulisses, que contaram em seguida com acompanhamento de Helder e do próprio professor, enquanto o aluno Ulisses interpretou o bolero Besamme Mucho, com Gabriel Arcanjo na percussão e Thiago Vidal, que acompanhou todos os músicos ao piano.

Coube ao professor Piter Toledo, também formado pela Escola Superior de Música da Ucam, apresentar os músicos Luriel e Lucas, em performance especial nas caixas, encerrando assim o recital com muitos aplausos para músicos e professores, todos do quadro da própria Euterpe, valores e talentos friburguenses que enobrecem com resultados positivos um trabalho que se sucede ao longo dos anos.

Finalizando, o maestro Nelson agradeceu mais uma vez o público, bem como aos patrocinadores e apoiadores (Stam Metalúrgica, Casa Friburgo, Superpão, Frilog, Fundação Banco do Brasil, Prefeitura/Secretaria Municipal de Cultura e Ministério da Cultura, através do projeto de Apoio às Bandas) e citou ainda as presenças do professor de teoria Gilberto Pinheiro, que também é músico trompetista da Euterpe e do vice-presidente do Conselho Diretor, José Augusto Vianna Lontra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade