AVS tem o dom de antever as nossas demandas!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Quando se fala em rádio e de sua importância no cenário das comunicações é o mesmo que ligar esse aparelho mágico e deixar tocar as emoções da casa da minha infância. Era, sim, a companhia para todos os gostos. Vovó ouvia as novelas, mamãe gostava dos clássicos da Rádio Ministério da Educação e meu pai não perdia os noticiários e transmissões esportivas. O Caderno Z, sintonizado com o calendário, nos informa que em 7 de setembro de 1922 aconteceu a primeira transmissão de rádio, com o discurso do, então, presidente da República, Epitácio Pessoa. Oficializar o Dia Nacional do Rádio, em 25 de setembro, honrando a memória de Edgar Roquette Pinto, é mais do que um dever, já que Roquette é considerado “o pai do rádio no Brasil”.

 Quando meu pai ligava o “Campeão-Continental”, sintonizando a Rádio Friburgo, a “sempre amiga”, para ouvir suas atrações favoritas, entre elas, o programa dos trovadores, eu, criança ainda, não poderia imaginar que, mais tarde, eu seria a produtora e apresentadora do programa que ele tanto amava. O fascínio passou de pai para filha e, uma vez que se apaixona pelo rádio, é paixão que não tem fim. Como destaca o professor e jornalista, Giovanni Faria,  sobre a “Emissora das Montanhas”:  “A Rádio Friburgo de outrora fez parte da minha vida e despertou a paixão imensa pelas ondas sonoras que mexem com o coração de todo brasileiro...”.

É impossível para nós, friburguenses, rendermos homenagens ao Dia do Rádio sem nos atermos ao legado da nossa sempre amiga Rádio Friburgo, atualmente a Nova Friburgo FM, que se modernizou e pode ser ouvida nas mais incríveis distâncias. Vinicius Gastin, editor-chefe de jornalismo da rádio, também tem uma referência especial: “Eu sempre ouvia falar e mesmo ouvindo, durante a infância e a adolescência, não tinha dimensão do que realmente é a magia do rádio.” Gabriella Bini, jornalista e publicitária, define sua relação com o radialismo como “algo mágico” e confessa: “O rádio me escolheu!”. E escolheu muito bem, certamente. Rádio é tudo de bom mesmo!

Deixamos o Caderno Z e seguimos para o circuito Nova Friburgo e Teresópolis com lindas fotos de Henrique Pinheiro. O Polo Floricultor de Vargem Alta, a Queijaria Escola e as esculturas naturais do Jardim do Nêgo são alguns dos destaques que serão visitados por cerca de dez operadores de receptivos nacionais e internacionais, pelo projeto de Capacitação de Operadores de Turismo e Agências de Viagens da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro. Que beleza de evento. Mais lindo evento ainda está em “Sociais”, com uma união feliz comemorando 58 anos de casamento, nesta quarta-feira, 28. Aos queridos Roosevelt e Adinéia, felicidades e parabéns!

O Dia Nacional do Trânsito, em destaque na charge de Silvério, foi celebrado em 25 de setembro e o presente será para os motoristas com excelente comportamento no trânsito. A partir de 13 de outubro, os interessados podem aderir ao Registro Nacional Positivo de Condutores, projeto que vai beneficiar aqueles que não cometeram infração de trânsito nos últimos 12 meses. A participação é voluntária e o registro pode ser feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou no portal Senatran.

“Comícios altamente valorizados pela presença da mulher” – a manchete foi estampada na edição de 23 e 24 de setembro de 1972, dando destaque ao incentivo da senhora Ada Bento de Mello, com sua presença nas campanhas do esposo, o então, candidato, dr. Ariosto Bento de Mello. Dona Ada recebia “ovações carinhosas”, o que, certamente, era a manifestação sincera do povo, pelo seu carisma e educação. Lindo!

Às vésperas das eleições de 2022, A VOZ DA SERRA tem feito excelentes matérias, passando orientações de procedimentos para que o eleitor não tenha dúvidas de, como meu pai dizia, sair procurando onde “vovô tá”? Do alto custo das campanhas dos candidatos a deputado a “como votar no próximo dia 2 de outubro”, a edição deste fim de semana é um verdadeiro guia dos eleitores. Boa votação para todos nós no próximo domingo, 2 de outubro!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.