AVS informa, instrui e acontece na vida friburguense!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 03 de abril de 2023

Embarcamos no Caderno Z do último fim de semana e quem nos orientou durante uma preciosa viagem foi a jornalista Christiane Coelho, marcando uma data muito importante – o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, celebrado no último domingo, 2. Com uma excelente dinâmica, a reportagem especial nos levou ao mundo do TEA -  Transtorno do Espectro Autista, que é “caracterizado por um atraso do neurodesenvolvimento, que não se apresenta por sinais físicos, mas sim comportamentais”. A  começar pelas famílias, que se dedicam a conhecer todas as possibilidades de cuidados, a informação é a base para o tratamento e acolhimento de forma abrangente.

A jornalista Isabella Stutz, mãe de Enzo, 4 anos de idade, destacou: “Tudo o que fazemos temos que pensar se será positivo, se ele vai se adaptar, se não será estressante. Um simples ato de ir a um restaurante ou aniversário tem que ser muito bem pensado”. E lembra três verbos: “esperar, proteger e acalmar”.

A professora Paula Azevedo, mãe de João, hoje com 15  anos, comentou sobre preconceito: “Até 10 anos, ele era miudinho. Todos o olhavam como uma criancinha, sem tanto preconceito. Mas, agora, na adolescência dele, tenho sentido muito. Quem olha de fora não consegue ver que é autista...”. Sem conhecimento, os olhares são diferentes. E, Paula desabafa: “O que mais dói é que parece que vai mudando o rótulo: vai mudando de autista para maluco”. E isso no conceito de quem desconhece a situação.

Sabrina Berbat, administradora, é mãe de Maitê e passa pelos mesmos desafios: “A informação de qualidade é o caminho para a quebra de estereótipos. Uma pessoa no TEA é, antes de tudo, uma pessoa. Minha filha é amorosa, divertida, que gosta de cantar e dançar, adora aconchego, acorda sorrindo, e só ela é assim!...”.

A psicóloga e pedagoga, Monara Eler, esclareceu: “De fato, autismo não é moda. É uma realidade que está cada vez mais visível por conta dos números que tanto crescem em pesquisas de instituições sérias, nas escolas e outros cenários...”. Conhecer o TEA, procurando interação com profissionais e grupos da mesma vivência são práticas que ajudam os envolvidos. “Não há uma receita pronta ou protocolo de ação que sirva para todas as pessoas... pois, “quando se fala de um transtorno caracterizado pelo atraso no desenvolvimento, o tempo faz toda a diferença”.

Vamos seguindo adiante estrada literária afora. Com a chegada do outono, já sentimos o ar mais fresco da serra, nas noites de Nova Friburgo. Sobre as doenças respiratórias, a doutora Renata Salgado, pneumopediatra, destacou alguns cuidados com as crianças, como, aumentar a ingestão de líquidos, alimentação balanceada, repouso em casa e esperar o organismo da criança reagir. Eu penso que serve também para nós, os adultos.  Em “Esportes”, a boa nova de Vinicius Gastin foi o retorno do friburguense Marlon Moraes aos brilhos do MMA. E voltando com estilo, em Las Vegas, nos EUA

A concessionária Águas de Nova Friburgo, na última sexta-feira, 31 de março, entregou os prêmios da 11ª edição do projeto Amigos da Água, em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado no último 22 de março. Foram premiados cinco alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em cerimônia no Nova Friburgo Country Clube, envolvendo, além da concessionária, a Secretaria Municipal de Educação e professores. Parabéns!

“Onças pardas flagradas no Parque Estadual dos Três Picos”. É sinal de que o ambiente é apropriado para elas, pois favorece até a boa alimentação da espécie. Bela foto de Henrique Pinheiro, exibindo um belo panorama de São Pedro da Serra, o distrito que festejou 36 anos de emancipação. O local guarda  histórias incríveis e possui um sino de bronze, doado por D. Pedro II, motivo de a vila ter recebido o nome do imperador. Para fechar com “charge de ouro”, Silvério retratou o susto do calendário, com o 1º de abril que não é brincadeira: “Preços dos remédios sobem até 5,6%”. E dizem: o que não tem remédio, remediado está. Mais uma mentirinha para confortar e iludir a gente, pois, nem sempre, o que é remediado fica bom! Feliz mês de abril, minha gente!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.