AVS é um farol clareando a nossa mente!

Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Metade do ano vencida e o Cão Sentado, na charge de Silvério, na capa da edição do último fim de semana, é o arauto, vestido a caráter,  para nos dizer que há muito o que se festejar em Nova Friburgo, como o Dia Nacional da Suíça, 1º de agosto. Para nossa cidade a celebração é de um valor, incomensurável, pois a festa nos reporta ao início da imigração que nos brindou com a vinda de um povo ordeiro e acolhedor, que contribuiu muito para o surgimento da nova “Fribourg”. Era a terra sonhada, prometida, que assumia seus ares alpinos para ser o chão e o abrigo de tantas famílias que ousaram atravessar os mares, com seus percalços e desafios. A exemplo, de minha parte, a família Thinguely, vinda no navio Urânia, na caravana de 1818. “Salve as brenhas do Morro Queimado que os suíços ousaram varar...” – A programação dos festejos é intensa e muito convidativa, a partir desta terça-feira, com eventos até o próximo dia 27. Parabéns a todos nós e aos integrantes da Colônia Suíça.

A edição do último fim de semana, incrivelmente, histórica, trouxe em “Há 50 Anos”, a inauguração do Colégio Canadá, ocasião em que o anúncio foi feito na edição de 28 e 29 de julhos de 1973,  na manchete de A VOZ DA SERRA: “Padilha hoje inaugura a Canadá”. Era a escola imponente que abrigaria uma referência educacional que se estabelece até hoje como um pilar da sociedade friburguense.

Aproveitando o clima de felicitações, em “Sociais”, dois queridos aniversariando. Nossa maravilhosa Paula Farsoun, fechando o mês de julho com a abertura de um novo ciclo de vida. Ela, que uma vez, no torneio da “centésima curtida” numa postagem minha, ganhou uma deliciosa torta de minha autoria, merece toda a doçura do mundo. Outro maravilhoso, aniversariante do dia 4 de agosto, Wanderson Nogueira, nosso filósofo contemporâneo. A esses dois adoráveis, votos de muita saúde e realizações.

A Super Copa SAF já está chegando em seu final e terá sua partida de decisão no dia 6 de agosto, entre São Luiz e São Pedro, provavelmente no Estádio Márcio Branco. Falando em futebol, a equipe do Villa Real, de Juiz de Fora, escolheu a nossa cidade para treinos e preparação técnica para estrear na segunda divisão do Campeonato Mineiro, no final de agosto. No próximo dia 11, aqui em Nova Friburgo, acontecerá um jogo amistoso com a Seleção do Instituto Léo Moura. Agradecemos a preferência.

Nova Friburgo teve saldo positivo na geração de novos empregos. O primeiro semestre foi muito bom para o setor. A indústria está se recuperando. Já o comércio terminou o primeiro semestre com menos 79 vagas. O Estado do Rio de Janeiro registra a marca de 13.490 mil novos vínculos empregatícios. O país também apresenta resultados favoráveis. Os dados completos estão na matéria de Christiane Coelho. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, elogiou o desempenho do Caged em fornecer os dados e destacou: “Estamos fazendo um grande esforço para a retomada do crescimento da economia, para gerar empregos, de preferência, de boa qualidade.”.

O mês de julho vai deixar saudades. Encerraram-se os festivais com saldo positivo de satisfação do público. Todas as apresentações garantiram uma plateia receptiva. O frio não espantou os participantes e, no final, mesmo com frente fria, deu para curtir o Biquíni Cavadão. Que maravilha! Mas, como tudo o que é bom dura pouco, as férias também terminaram. Tudo toma o seu lugar, depois da banda passar.

Não sou adepta das alturas e só de olhar alguém no beiral de uma laje me dá aquele frio na barriga. Contudo, é sensacional saber que o cadeirante, Eddy Banca, chegou ao nosso Pico do Caledônia, o mais  alto da Serra do Mar. O evento contou com a participação de guarda-parques e de voluntários do Parque Estadual dos Três Picos, em mais uma edição do projeto Montanha Solidária. A façanha é mais uma prova de que a união faz a força. Parabéns a todos, porque a maior altura que se pode conquistar é a que nos leva a escalar o mais alto estágio da solidariedade. Muito emocionante!

Publicidade
TAGS:
Elizabeth Souza Cruz

Elizabeth Souza Cruz

Surpresas de Viagem

A jornalista-poeta-escritora-trovadora-caçadora de cometas Elisabeth Sousa Cruz divide com os leitores, todas as terças, suas impressões a bordo do que ela carinhosamente chama de “Estação Caderno Light”, na coluna Surpresas de Viagem.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.