Observatório — 30/06/2015

terça-feira, 30 de junho de 2015

Hoje é dia

  • do Caminhoneiro
  • do Economista

O dia

Há exatos 35 anos, o papa João Paulo II pisou em solo brasileiro pela primeira vez. Ele visitou uma cidade por dia ao longo dos 13 em que passou no país.

Observando...

Cinco notícias que talvez você não tenha visto

  • Grécia planeja alianças com Brasil, Rússia e Venezuela para fugir da União Europeia
  • Com PT no governo federal, Globo recebeu R$6,2 bilhões em publicidade
  • Tecnologia avança e caminhões que dirigem sozinhos devem ganhar as ruas antes dos carros
  • Globo prepara remake de “Amores Roubados” para os EUA
  • Acordo diz que Santos pode ter de pagar multa de R$ 70 mi em “caso Neymar”

Palavreando

Você é o encontro que alguém espera.

A crise do futebol brasileiro

Vi quem torcesse contra a seleção na Copa América, com o simples intuito de que uma eliminação precoce forçasse mudanças no futebol brasileiro. Sempre ponderei: se depois daquele 7 a 1 na Copa, nada mudou, que tragédia maior poderia provocar revolução? Pois logo depois vem o escândalo da Fifa, resultando na prisão do ex-presidente da CBF, Marin. Os caciques do nosso futebol silenciaram. A dor do nosso futebol não. Mas ainda sim, nada mudou. Agora, a eliminação na pífia campanha da Copa América. Vocês acham que alguma coisa irá mudar?

As tolices administrativas são as grandes culpadas pelo fraco desempenho da seleção. Os jogadores são os menos culpados. São vítimas desse formato que privilegia o empresário ao atleta, o negócio à arte, o interesse particular à formação.

Se não mudar isso, prosseguiremos penando para formar equipes competitivas que estão jogando com o histórico da camisa mais do que com a habilidade. E, isso se reflete nos nossos clubes que estão morrendo.

Ou o Brasil repensa seu futebol ou estaremos fadados a deixar de ser o País do Futebol.

Estadual 2016 (1)

Com o título da Taça Corcovado, o Americano se junta a própria Portuguesa — campeã do primeiro turno — e ao America — clube com maior número de pontos na classificação - e disputará o Triangular Final da Série B do Carioca. As três equipes jogam entre si e apenas duas sobem para a elite do estadual.

Estadual 2016 (2)

Os campeões de turno iniciam o triangular final com 1 ponto extra. Dois dos três sobem para a elite. No entanto, apenas o campeão já tem a garantia de estar de fato no grupo de elite, ao qual o Friburguense está garantido. É que o regulamento, salvo modificação, possibilita uma seletiva em que estaria o vice. Desta seletiva com 5 clubes, apenas 1 se juntaria a 11, tendo 12 na fase principal.

CVT                              

Estão abertas as inscrições pelo site www.faetec.rj.gov.br, para os cursos de Qualificação Profissional. As inscrições vão até o próximo dia 15. Ao todo, são mais de 80 mil vagas em todo o estado, inclusive em Nova Friburgo, cujos cursos são na maioria na área de turismo.

Carnaval 2016 (1)

Está definida a ordem dos desfiles do carnaval 2016. No dia 6 de fevereiro, sábado de carnaval, como é tradicional, desfilam os blocos de enredo, a partir de 21h. O primeiro a entrar na avenida é o Unidos do Imperador, seguido por Raio de Luar e Globo de Ouro. Cada bloco vai ter 60 minutos para desfilar, e o espaço entre as apresentações é de 30 minutos.

Carnaval 2016 (2)

No domingo, dia 7 de fevereiro, as escolas de samba desfilam a partir das 20h. O Alunos do Samba abre o carnaval 2016, seguido por Vilage no Samba, Unidos da Saudade e Imperatriz de Olaria. Cada escola vai ter 75 minutos para desfilar, e o espaço entre apresentações é de 30 minutos.

Foto da galeria
A Vilage no Samba realizou seu primeiro evento visando o Carnaval 2016. Sob nova direção, agora com a presidência de Cristiano Wilhelmi, a agremiação realizou uma feijoada que lotou a quadra da escola verde de branco
TAGS:
Wanderson Nogueira

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e agora é deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna diária.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.