Câmara pressiona o prefeito Amâncio Azevedo

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

sábado, 18 de março de 2023

Edição de 17 e 18 de março de 1973

 Pesquisado por Nathalia Rebello (*)

Manchetes

Câmara pressiona prefeito - Vereadores querem que o prefeito de Friburgoo explique: gastos com funcionários, legalidade na nomeação de assessores e dispensa de 150 professores.

Luto oficial e missa: homenagens à Américo Ventura - A Associação Fluminense de Jornalistas, em atitude que muito nos sensibiliza, prestou homenagem póstuma ao nosso inesquecível diretor Américo Ventura Filho. Transcrevemos o ofício de seu ilustre presidente, jornalista Sylvio Fonseca: “Prezados diretores de A Voz da Serra / A Associação Fluminense de Jornalistas, associando-se às manifestações de pesar pelo falecimento do companheiro Américo Ventura Filho, decretou luto oficial e fez hastear em sinal de pesar o seu pavilhão na sede social, fazendo se representar nos funerais e na missa de sétimo dia pelo seu presidente. / Estendendo suas homenagens ao grande vulto do jornalismo friburguense, fluminense e brasileiro, fará celebrar na matriz de São João Batista, no dia 22 de abril de 1973, às 19h, missa do 30° dia de seu falecimento.”

A fala do pagador - O Boletim da Prefeitura anunciou ter o prefeito Amâncio conseguindo em “órgão federal" um empréstimo de CR$ 2.600.000. Louvamos a eficiência da atual administração. É ponto pacifico que um empréstimo não faz mal à ninguém, especialmente num início de administração, quando vem em desafogo financeiro à impostos não pagos, compromissos herdados ou assumidos de administrações anteriores. Contudo, não louvamos a balela publicada no mesmo boletim, segundo o que tal empréstimo fosse concretizado para enfrentar compromissos do “governo anterior”, sobretudo no que se refere à prestações devidas ao BNH, pois tais prestações e tais dívidas são da responsabilidade, também - direta ou indireta - de dois governos anteriores. Cabe a dúvida: qual o montante de dívidas deixadas pelo governo anterior do prefeito Amâncio à seu sucessor Feliciano Costa? 

Telefone: Serviço péssimo e irritante - Após a encampação da antiga e saudosa  Companhia Telefônica de Nova Friburgo, a CTB prometeu uma série de melhorias no que se referia aos nossos serviços telefônicos. Era a vassoura que tentava varrer muito. A verdade, porém, é que nada foi varrido até agora, pelo contrário sujou-se alguma coisa que estava limpa. Os serviços prestados pela CTB da cidade são, simplesmente, péssimos. Atendimento deficiente, interurbanos que levam um dia para serem completados, de tal maneira que, querendo comunicar-se com Niterói, por exemplo, já existem casos em que o usuário prefere embarcar em um ônibus para uma comunicação pessoal e direta. A grande desvantagem da encampação foi, porém, a cassação do direito do usuário de, sequer, reclamar, o que não ocorria na, hoje, muito saudosa, a Cia. Telefônica de Nova Friburgo.  

Detran precisa olhar para a Rua General Osório - Regra de trânsito é coisa desconhecida na Rua General Osório. Por ali o negócio é na base do “vai quem quer” ou “salve-se quem puder”. Aquela artéria de grande importância para o escoamento do tráfego, merece melhor atenção. Disciplina para os motoristas e placas de sinalização devem ser os primeiros pontos a serem abordados. E chama mais atenção para o fato de que a referida artéria recebe um grande número de crianças no horário de entrada e saída dos colégios.

Gente & Coisas

●     Foi proposto ao ministro Jarbas Passarinho, a “padronização” dos uniformes escolares em todo Brasil, visando um fardamento padrão “que agrade os pobres, sem envergonhar os ricos”. Porque, acrescenta o jornalista - “todos devem ser iguais perante a farda”.

●     O apelo ganhou as ruas e instituições. Tem sido transcrito em diversos jornais, recebendo, inclusive, apoio da TV Tupi, por intermédio do programa Flávio Cavalcanti. A aceitação do apelo seria, talvez, o primeiro passo para corrigir grosseiras distorções na área do ensino, especialmente em áreas dominadas e exploradas por particulares.

E mais…

 Governador Padilha ajuda pequenos produtores

 Pacheco: Abre fogo na oposição

Sociais

 A VOZ DA SERRA registra os aniversários de: Silas Gonçalves (17); Edésio José Alves, José Bizzotto e Odilson Humberto Spinelli (19); Sylvia Schirnhofer, Dalvacy Rego Almeida, Maria José Braga, José Gonçalves Bertão, Juvenal Ferreira Goulart e Gamaliel Borges Pineiro (20); Flora Sertã da Silveira, José Carlos Jardim e Maria José Jardim (21); Joao Batista Spinelli (22); Aracy Cúrio, Arlindo Angelino, José Dutra da Costa e Gisele Imbronize Passenato (23); Richard Ihns (24);

(*) estagiária com a supervisão de Henrique Amorim

Foto da galeria
Publicidade
TAGS:

Há 50 anos

Há 50 anos

Coluna que mostra o que foi notícia em A Voz da Serra 50 anos atrás.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.