A paz

A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

segunda-feira, 02 de janeiro de 2023

Caros leitores, mais um ano se passou e já estamos em 2023. Desde 1968, o primeiro dia do ano é dedicado à paz entre os povos.

Na ocasião da instituição desse dia, o Papa Paulo VI diz que: "A proposta de dedicar à Paz o primeiro dia do novo ano não tem a pretensão de ser qualificada como exclusivamente nossa, religiosa ou católica. Antes, seria para desejar que ela encontrasse a adesão de todos os verdadeiros amigos da Paz." É um chamado a aderir, acolhê-la. Não uma paz construída pela força, mas no sentido bíblico, como um dom messiânico por excelência, que é a nossa reconciliação e pacificação com Deus.

Lucas apresenta Jesus como verdadeiro pacificador, quando envia seus discípulos e os pede que comuniquem a paz, dizendo: "Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'Paz a esta casa!' E se lá houver um filho de paz, a vossa paz irá repousar sobre ele; senão, voltará a vós."(Lc 10,5-6).

Essa é aquela paz anunciada pelos anjos na noite do nascimento de Jesus em Belém. Como diz Anselmo Grün, "não é uma paz mundana; suas raízes são a glória de Deus, que desceu à terra na encarnação de seu Filho". “Jesus é a nossa paz: tendo derrubado o muro de separação e suprimido em sua carne a inimizade, Ele fez de dois povos um só” (Cf, Ef 2,14).

Essa paz é fruto da justiça, que Deus operou e opera em nós por meio da encarnação, paixão e morte de seu Filho. Por este mistério somos convidados a toda boa obra. Somos chamados a levar e comunicar essa paz que habita em nós e que recebemos como dom, por meio d'Ele. Não somos nós primordialmente seus construtores, antes ela é um dom conferido por Cristo.

O desejo hoje é que essa paz encontre lugar para habitar em cada coração. Sentimos e a vivenciamos quando recordamos que Cristo nasceu em nós, e damo-nos    conta, como Santo Agostinho, que há um lugar de paz, e esse lugar não está fora, mas dentro de nós, "...eis que procurava fora e estavas dentro".

Queridos leitores, enquanto cristãos, essa é a nossa fonte de paz. Mas bem sabemos que ela é um desejo universal, é o desejo de todo ser humano. Não fomos feitos para guerrear uns contra os outros, fomos feitos para paz que é um dom, e que, ao mesmo, é também um valor humano a ser realizado no plano social e político, mas suas raízes estão lançadas no mistério de Cristo.

Façamos hoje da prece do Papa Bento XVI a nossa prece. "Que a Virgem Maria que veneramos com o título Mãe de Deus, nos ajude a contemplar a face de Jesus, Príncipe da  Paz. Que ela nos ajude e nos acompanhe neste novo ano; que ela obtenha para nós e para o mundo inteiro o dom da Paz".

Pe. Gilmar Rodrigues Gomes

Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação

Publicidade
TAGS:

A Voz da Diocese

a voz da diocese

Buscando trazer uma palavra de paz e evangelização para a população de Nova Friburgo.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.