26/07/2013



Assembleia ouve órgãos estaduais sobre obras em escolas

Márcio Madeira
bastidoresdapolitica@avozdaserra.com.br

Representantes da Emop e Secretaria Estadual de Educação são ouvidos pelos deputados estaduais

Representantes da Emop e Secretaria Estadual de Educação são ouvidos pelos deputados estaduais


Mesmo em recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa realizou audiência na quarta-feira, 24, na comissão de educação da Casa, para ouvir a prestação de contas de representantes da Empresa de Obras Públicas (Emop) e da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) sobre o uso de recurso federal em reformas de escolas afetadas pelas chuvas de janeiro de 2011 na Região Serrana.

Parte da verba repassada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) à Seeduc para reparos nas unidades, de cerca de R$ 1,9 milhão, teve seu emprego questionado por laudo do Tribunal de Contas da União (TCU). Durante o encontro, fiscais das obras listaram e mostraram em fotos as reformas. E justificaram críticas sofridas — informando que planilhas atualizadas e justificativas foram entregues ao TCU na terça-feira, 23.

A comissão está focando sua atuação em obras feitas em quatro escolas que concentraram a maior parte da verba questionada pelo TCU — uma delas o Colégio Estadual Galdino do Valle, em Nova Friburgo.

Segundo o presidente do Emop, Ícaro Moreno, foi divulgado como prova uma irregularidade que não existia. "Uma rejeição de 100% na prestação de contas dá um entendimento de obra fantasma, quando as obras foram feitas”, argumenta ele, queixando-se do julgamento prévio do documento. "Palavras gravíssimas foram utilizadas em um documento de um processo em curso, em um relatório preliminar. Isso é condenar quem tem direito à defesa”, defendeu-se. 

Ícaro acrescentou que as fotos apresentadas pela Emop comprovam a realização das obras estruturais no Colégio Galdino. Porém, o presidente da comissão de educação da Alerj disse que Ícaro "reconheceu ter havido um erro técnico” na realização da obra.


Superintendente do Ministério da Agricultura visita Nova Friburgo hoje

O superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Rio de Janeiro, Bernardo Ariston, estará em Nova Friburgo hoje, 26, para cumprir extensa agenda oficial. Ele é um dos convidados para participar da Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, no auditório do Centro Administrativo César Guinle, em frente à Prefeitura.

A conferência discutirá temas como o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da zona rural; fortalecimento da agricultura familiar; reforma agrária e democratização do acesso à terra e aos recursos naturais; abordagem territorial como estratégias de desenvolvimento rural e promoção da qualidade de vida dos agricultores, entre outros.

Bernardo Briston também visitará o 3º distrito, tido como o maior produtor de hortifrutigranjeiros do Estado do Rio, onde será recebido por representantes de associações de moradores.


Psol deverá indicar Edil Nunes para 2014

O Psol deverá ser o primeiro partido a definir um nome como pré-candidato a deputado estadual nas eleições de 2014. No domingo, 29, o partido se reunirá na sede do Sindicato dos Empregados do Vestuário para discutir a participação do diretório municipal nas convenções estadual e nacional e a postura em relação ao pleito do ano que vem. Na oportunidade também serão definidos nomes para serem lançados na disputa proporcional de 2014. Um deles será o do ex-candidato a prefeito e ex-vereador, o sindicalista Edil Nunes.


Dilma acredita que PT governará mais dez anos

Em seminário no qual o PT celebrava dez anos à frente do governo federal, a presidente Dilma Rousseff, que enfrenta queda na popularidade, disse "ter certeza” de que "mais dez anos virão”, em alusão às suas expectativas de vitória nas eleições de 2014 e 2018.

"O que nós fizemos é apenas o começo. Nossa estratégia de desenvolvimento exige mais. Isso é o que nos diferencia. Por isso podemos ter certeza de que dez anos virão. Mais dez anos de transformação são possíveis”, afirmou Dilma, ao lado do antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.


Colunistas
Dr. Feliciano Benedito da Costa: um dos primeiros oficiais negros da Marinha
O médico Feliciano Benedito da Costa foi um abnegado pela profissão e também oficial da Marinha. Ganhou prestígio por seus dignósticos clínicos...

Outras Colunas

Leia o Jornal a Voz da Serra Digital, e fique sabendo tudo que acontece na região serrana!
+ Veja mais Charges