22/04/2013



Pezão faz visita surpresa às obras de imóveis para vítimas da tragédia

Márcio Madeira
bastidoresdapolitica@avozdaserra.com.br

Pezão vistoria os primeiros imóveis populares a serem entregues na Região Serrana após a tragédia de 2011

Pezão vistoria os primeiros imóveis populares a serem entregues na Região Serrana após a tragédia de 2011

Vice-governador é acompanhado pelo prefeito Rogério Cabral e secretário estadual de Obras

Apenas a presença do secretário estadual de Obras, Hudson Braga, estava confirmada. Mas, na última hora, o vice-governador Luiz Fernando Pezão também decidiu fazer uma visita de trabalho aos imóveis que o governo estadual está construindo em Nova Friburgo para as vítimas da tragédia climática de 2011. O prefeito Rogério Cabral acompanhou Pezão e Hudson durante as vistorias.
A visita foi rápida e durou pouco mais de duas horas. Pezão e Hudson desceram de helicóptero no Pastão, em Conselheiro Paulino, e seguiram direto para o Caminho do Céu, na estrada de Riograndina, onde estão sendo construídos 840 apartamentos. A previsão é de que parte dos imóveis seja inaugurada no dia 10 de maio.
A comitiva também esteve no Parque das Flores, onde também estão sendo construídas outras 150 unidades habitacionais, que deverão ser entregues no dia 16 de maio, aniversário de Nova Friburgo. Pezão, Hudson e Rogério ainda estiveram num conjunto de 90 apartamentos construídos pela empresa Frienge, na parte alta de Conselheiro. O governo estadual estuda a compra dos imóveis para doá-los também às vítimas da tragédia.
No início da semana, Pezão e Rogério Cabral já haviam se encontrado no Rio, oportunidade em que foram celebrados convênios entre os governos estadual e municipal. 


Primeira leva de ônibus novos já está circulando

A Friburgo Auto Ônibus (Faol) colocou em circulação os 25 ônibus novos adquiridos como parte do acordo que reajustou a tarifa em março. A empresa está adquirindo mais 25 coletivos zero quilômetro, que deverão ser anexados à frota até o próximo dia 25. Além dos 50 ônibus novos, outros 20 seminovos também chegarão ao município até o fim do mês. A quantidade representa metade da frota, que passará a ter idade média de quatro anos e meio.


Mobilização Democrática

O PPS e o PMN oficializaram esta semana a união dos dois partidos, dando origem a uma nova agremiação partidária - Mobilização Democrática (MD). 
A nova sigla manterá o número 33, que era utilizado no registro do PMN. A Mobilização Democrática tem 13 deputados federais, 58 estaduais, 147 prefeitos e 2.527 vereadores.

Alexandre Cruz no MD

Único vereador eleito pelo PPS, Alexandre Cruz diz ter sido contra a fusão que originou a Mobilização Democrática. Ele, no entanto, já aderiu à nova sigla e será o presidente do diretório municipal do MD.
Cruz disse que, a partir da semana que vem, convidará alguns vereadores para se filiarem à sigla. E listou os nomes que pretende buscar: Christiano Huguenin (PSB), Renato Abi-Ramia (PMDB) e Luiz Fernando Azevedo (PDT). Os dois últimos, inclusive, manifestaram desejo de saírem de seus partidos e cogitaram assinar no Rede de Marina Silva.


Câmara aprova 204 indicações e só volta a se reunir no dia 25

Na quinta-feira, 18, a Câmara realizou duas sessões, uma delas para compensar o feriado de São Jorge, na próxima terça-feira. Assim sendo, os vereadores só voltarão a se reunir no dia 25.
Nas duas sessões foram aprovadas 204 indicações apresentadas pelos vereadores solicitando ao Executivo municipal obras e serviços diversos nas comunidades. Os parlamentares também tiveram espaço na hora livre para expor seus posicionamentos e opiniões.
A sessão específica, que aconteceria esta semana sobre a proposta de federalização dos cursos da Faculdade Santa Dorotéia, foi transferida para 4 de junho.


Opiniões distintas

O presidente regional do PSB, Alexandre Cardoso, jogou um balde de água fria no deputado federal Glauber Braga, líder do partido no Centro-Norte fluminense. 
Em entrevista esta semana a um jornal carioca, Cardoso foi curto e grosso afirmando que vai apoiar a candidatura a governador de Luiz Fernando Pezão (PMDB), enquanto o deputado friburguense não esconde que é adversário político do peemedebista e desejaria ver o senador Lindbergh Farias (PT) ganhando a disputa estadual em 2014. 
Aliás, em conversas com o senador, Glauber teve o nome cogitado para compor a chapa majoritária como vice.


Direito dos empregados

A regulamentação da Emenda Constitucional 72, que amplia os direitos de empregados domésticos no país, deve ser votada no próximo dia 25. A data foi definida pela Comissão Mista de Consolidação das Leis e Regulamentação da Constituição, por onde o texto começará a ser apreciado no Congresso Nacional.
A presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria Oliveira, adiantou que a categoria não pretende retroceder em nenhum ponto na recente lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff (PT).


Remédios disponíveis

A Alerj aprovou na última quinta-feira, 18, em primeira discussão, o projeto de lei autorizando o Poder Executivo a obrigar unidades da rede pública de saúde do Estado do Rio a instalar painéis com a relação de medicamentos disponíveis para entrega imediata. 
“É um projeto que protege os mais humildes, que recorrem à oferta gratuita de medicamentos. Essas pessoas, às vezes, ficam horas em uma fila e, quando chega a sua vez, descobrem que o medicamento está em falta. Nada mais justo do que poupar essas pessoas desse sacrifício”, defende o autor da proposta, deputado Iranildo Campos (PSD).


Colunistas
Dr. Adolfo Lautz Médico alemão que teve papel importante na cidade
O médico alemão que viveu em Friburgo no final do século 19 e começo do 20 dá nome a uma via no Bairro Suíço, de onde se tem uma privilegiada e...

Outras Colunas

Leia o Jornal a Voz da Serra Digital, e fique sabendo tudo que acontece na região serrana!
+ Veja mais Charges