É HOJE!

quarta-feira, 25 de março de 2015
Foto de capa

Presidente da Associação Brasileira dos Israelistas Sobreviventes da Perseguição Nazista, o polonês naturalizado brasileiro Alexander Laks é uma das poucas pessoas ainda vivas que sobreviveram ao Holocausto.

Em Nova Friburgo desde a tarde de ontem, ele palestra hoje no Teatro Sânia Cosmelli para os estudantes do Colégio Nossa Senhora das Dores.


SEGUE

Às 15h, o Sr. Laks volta a palestrar, desta vez no Teatro Municipal, para estudantes das redes municipal e estadual de Educação, bem como para estudantes da rede particular.

Por fim, às 18h15, o Sr. Alexsander será alvo de saudação no Poder Legislativo, seguida de uma Moção Especial de Louvor.


CARTAS NA MESA

Antecipando o andamento previsível dos fatos, o governo baixou suas cartas em relação à CPI municipal da Saúde na sessão da última terça-feira, 24.

Ao enfatizar o caráter nacional da crise na saúde pública, não apenas a base do governo aliviou a pressão sobre a administração municipal, como também atacou o Partido dos Trabalhadores, do vereador Cláudio Damião — autor da proposta —, e também de Gabriel Mafort, signatário da medida em dezembro de 2014.


JOGO DE XADREZ

Ciente de que o abrandamento no discurso dos vereadores de oposição não poderia ir além de certos limites, dada a dureza das incontáveis declarações feitas e gravadas a respeito do tema nos últimos meses, a solução encontrada representou um meio termo entre a instauração de uma CPI e o prejuízo político de ignorar por completo a insatisfação popular.

Por iniciativa da Mesa Diretora, criou-se uma Comissão Especial para investigar as denúncias apresentadas.


OPORTUNIDADE

Dadas as circunstâncias, não são poucas as pessoas torcendo o nariz para a efetividade da comissão.

Por isso mesmo, ela não deixa de representar uma boa oportunidade para que os vereadores contrários à CPI possam demonstrar a independência dos poderes e deixar claro que também estão lá para fiscalizar.


ALIÁS...

A primeira medida debatida pelo grupo de investigação é o convite para que o Secretário de Saúde, Luis Fernando Azevedo, compareça ao plenário a fim de dissipar dúvidas a respeito da administração da pasta.

Em conversa com o colunista, Luis Fernando confirmou que, se for convidado, vai na mesma hora.


A PROPÓSITO

No calor do debate, o vereador tucano Marcelo Verly chegou a sugerir que o cargo de Secretário de Saúde fosse oferecido ao vereador Cláudio Damião, sob a justificativa de que é mais fácil criticar do que trabalhar para resolver.

Desde os primeiros rumores a esse respeito, contudo, Cláudio tem afirmado que foi eleito para fiscalizar e legislar, e que fará isso até o fim de seu mandato.


NÚMERO DE VEREADORES

A sessão de terça-feira também sinalizou o provável posicionamento da maioria dos parlamentares em favor da manutenção das 21 cadeiras atuais no Legislativo.

Para respaldar a causa, o plenário lembrou que duas das três maiores devoluções anuais aos cofres do Executivo na última década ocorreram em 2013 e 2014, quando a Câmara já contava com 21 vereadores.


NO VERMELHO

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgou os números referentes a fevereiro de 2015. E o resultado está longe de ser animador.

No Brasil inteiro, a economia perdeu outros 2.415 postos formais de trabalho, elevando o déficit anual acumulado a preocupantes 84.189 desempregados.

O mais assustador para nós, contudo, é que, não fosse pelo péssimo desempenho do Rio de Janeiro, o resultado nacional teria sido positivo por folgada margem.


NO ROXO

Para dar uma ideia do problema, apenas em fevereiro, já longe da influência das contratações temporárias de dezembro, o mercado de trabalho no Estado do Rio foi privado de 11.101 empregos formais. Resultado que, somado ao de janeiro, contabiliza 51.759 perdas somente em nossa Unidade da Federação.

Ou 61,48% do total nacional, se preferir.


CONTEXTO

Olhando por esse lado, e considerando o drama vivido por algumas cidades vizinhas — que nos últimos anos surfaram a onda de prosperidade petrolífera — o resultado friburguense até que não foi tão ruim.

Por aqui foram fechados 140 postos de trabalho nos 28 dias de fevereiro, elevando o déficit anual para 182 vagas perdidas.

Ou seja: não está nada bom, mas poderia ser bem pior...


PARCERIA

A turma do Friburgo Rugby acaba de receber uma importante ajuda para poder se aperfeiçoar no esporte.

A pedido do vereador Ceará o gerente de futebol do Friburguense, José Eduardo Siqueira, concordou em ceder o campo do Serrano, em Olaria, para que eles possam treinar todos os sábados, das 13h às 15h.

Belo drop goal do Siqueirinha.


SUSTO

Um Fiat Palio movido a gás natural veicular (GNV) assustou moradores e comerciantes na tarde desta terça-feira, 24, na Rua Moisés Amélio.

Tudo porque o automóvel apresentou vazamento em seu sistema de combustível, e o cheiro forte deixou todos com medo de que pudesse haver uma explosão.

Os bombeiros — sempre eles! — foram acionados e resolveram o problema, felizmente sem maiores complicações.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.