Reunião de Cúpula

terça-feira, 17 de março de 2015
Foto de capa

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro recebeu nesta segunda-feira, 16, o vice-presidente da República, Michel Temer, para um almoço com empresários fluminenses, deputados estaduais e federais e outras autoridades.

Nova Friburgo esteve representada no encontro através da presidente da representação regional da Firjan, Márcia Carestiato Sancho.


AGENDA

Durante a reunião, o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira (foto), defendeu o chamado "pacto pela governabilidade”, segundo o qual os atores sociais devem se reunir em torno de uma única mesa de negociação para a reprogramação da economia brasileira.

  

ABRE ASPAS

"É preciso ter certeza de que a mudança na condução da política econômica veio para ficar, e que o Executivo estará preparado para oferecer também sua cota de sacrifício. Os empresários nunca disseram ‘não’ ao país. Mas também esperam que o país não diga ‘não’ aos empresários numa hora tão difícil para a atividade produtiva”, declarou o presidente do Sistema Firjan.

 

E MAIS ASPAS

Michel Temer, por sua vez, afirmou que é preciso manter diálogo permanente com toda a sociedade.

"O empresariado poderá contribuir enormemente para isso. Precisamos ter humildade para nos unir e reconhecer possíveis equívocos que tenham sido cometidos. O diálogo com o Congresso, o empresariado e trabalhadores é fundamental para que saiamos todos juntos deste imbróglio em que estamos. Não podemos permitir mais uma crise constitucional.”

 

 

E TOME ASPAS

Já o governador Luiz Fernando Pezão lembrou que a Firjan já havia trazido há duas semanas o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro. "O ministro Armando nos deu uma visão do setor empresarial. Temer teve agora a oportunidade de falar sobre o quanto podemos avançar na discussão política com as classes produtivas, mostrando que o Brasil não pode retornar a um passado que a gente não quer mais ver.”

 

PONTUALIDADE BRASILEIRA

Durante o tradicional e infalível engarrafamento das 10h na Avenida Conselheiro Julius Arp, uma velha prática dos motoristas mais "espertos”, com todas as aspas que o termo merece, voltou a dar as caras.


JEITO BRASILEIRO

Acontece que, desde que a mais nova camada asfáltica foi depositada, o canteiro central que divide os dois sentidos ficou mais baixo em relação à pista, e passou a ser visto como opção para quem quer fazer o retorno, mas não tem paciência para seguir até o local adequado.


PIOR CEGO

Tudo isso, vale lembrar, apesar da recente instalação dos grandes blocos de concreto justamente com a finalidade de impedir esse tipo de manobra.

Fica, portanto, a dica para os responsáveis pela fiscalização.


ACERTANDO PONTEIROS

A Comissão de Educação da Alerj, presidida há mais de dez anos pelo deputado Comte Bittencourt realiza hoje, às 10h, audiência pública com o tema "Articulação entre as políticas educacionais dos municípios e estado para o ano de 2015”.

O encontro contará com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc); da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).


X DA QUESTÃO

Basicamente, a reunião vai tratar dos problemas representados pela municipalização de escolas, sem o devido suporte estadual.

"É de vital importância que a transferência de responsabilidade do Estado aos municípios seja acompanhada por recursos, além de apoio técnico para viabilizar a gestão de uma rede complexa, que exige diferentes expertises, sejam administrativas ou pedagógicas”, defendeu Comte.


GOL DE PLACA

Léo Moura, que recentemente encerrou sua longa passagem na lateral direita do Flamengo, sobe a serra hoje para inaugurar sua escolinha de futebol em Nova Friburgo.

Gratuita, a instituição vai funcionar no campo do Saudade, no Cordoeira, e é fruto de uma parceria entre a empresa do atleta e os governos estadual e municipal.

Quando em pleno funcionamento, a escolinha deve atender a cerca de 200 crianças, com idades entre 7 e 17 anos.


BOLA DIVIDIDA

A inauguração deve marcar também o primeiro encontro público entre o prefeito Rogério Cabral e a vice-prefeita Grace Arruda desde que ela deixou o governo.

O evento é aberto ao público e deve começar ao meio-dia.


EM TEMPO

Também é esperada a presença do secretário estadual de Esporte, Marco Antonio Cabral, que vem a ser filho do ex-governador Sérgio Cabral.

Marco Antonio, por sinal, explicou que já foi feita a licitação da reforma e já existe uma empresa vencedora. A expectativa é de que as obras no campo do Saudade comecem dentro de 30 a 40 dias. Até que sejam concluídas, a escolinha vai funcionar temporariamente no ginásio.

PARA PENSAR (1)

Reflexão sufi, para os momentos de desespero.

"Isto também passará.”


PARA PENSAR (2)

Reflexão sufi, para os momentos de grande euforia.

"Isto também passará.”

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.