Terra de ninguém

segunda-feira, 16 de março de 2015
Foto de capa

"Gostaria de relatar minha indignação, e até mesmo minha revolta, com a omissão das autoridades competentes em relação ao que vem ocorrendo com o trânsito nas Braunes. Com o retorno das aulas na Universidade Estácio de Sá, diversos motoristas estacionam seus carros de qualquer maneira nos arredores da instituição. Quinta-feira, 12, por exemplo, fiquei parado por 15 minutos por causa do caos em frente à faculdade. E não se vê nenhum carro de polícia ou da Smomu. Isto está virando terra de ninguém!” 


POR FALAR NISSO...

E já que o assunto é trânsito, o ex-secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, coronel Hudson de Aguiar, foi convidado recentemente pela direção da Universidade Candido Mendes a dar aulas sobre o tema, numa cadeira eletiva oferecida a alunos de todos os cursos.

Na última sexta-feira, por exemplo, Hudson levou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ivison Macedo, para fazer uma apresentação aos alunos.


TOMARA

Cá entre nós, seria ótimo se a sala ficasse sempre cheia nessas aulas.

Na tarde de ontem, 16, por exemplo, o trânsito na Avenida Alberto Braune e em suas transversais esteve a ponto de parar por completo.

Alheios à situação, os ocupantes do caminhão (foto) não viram problema em estacionar o veículo no ponto de táxi da Rua Fernando Bizzotto pouco antes das 15h, atrasando um pouco mais a vida de quem teve a infelicidade de trafegar pela rua.

 

PROTESTOS 

Afinal, foram sim expressivas as manifestações contrárias ao governo federal em todas as principais cidades brasileiras ao longo deste domingo, 15.

Em meio a grandes divergências nas estimativas de adesões — a depender se a fonte consultada for a polícia militar, institutos de pesquisa ou a organização dos protestos os números variam entre 2,3 e 2,9 milhões de pessoas — o fato é que muita gente vestiu verde e amarelo e foi para as ruas mostrar seu descontentamento com os rumos recentes da nação.


SINTOMÁTICO

Sintoma claro de que a situação é delicada nos foi dado quando o governo preservou a presidente e escalou os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Eduardo Braga (Minas e Energia) para a entrevista coletiva em resposta às manifestações.

A escolha, é evidente, não foi nada gratuita.


PERFIL

Apesar de ainda ser cedo para análises mais aprofundadas, são nítidas algumas diferenças em relação aos protestos de junho de 2013.

A maior delas, claro, acaba sendo o envolvimento partidário que, apesar de dar mais foco às manifestações, também acaba fragmentando as mobilizações.

Afinal, apesar de toda a insatisfação, não se pode esquecer que esse mesmo governo acabou de ser reeleito por voto popular.


POR AQUI

Em Nova Friburgo as estimativas em torno do número de manifestantes não são menos imprecisas.

Há quem afirme que eram 150; e há quem garanta que foram 500.

Entre um extremo e outro, há ainda que se registrar o apoio de diversos motoristas que passaram pela aglomeração em buzinaço.


IRRESPONSABILIDADE (1)

Em geral os protestos ocorreram de forma pacífica.

Ainda assim, impossível não dedicar algumas palavras aos blogs e perfis falsos ou meramente sensacionalistas que tanto terrorismo fizeram pela internet nos últimos dias, levando muita gente menos informada a acreditar que — vejam só — o Brasil iria entrar em guerra civil neste dia 15.

Pelo visto, muita gente desconhece o real peso dessa expressão.


IRRESPONSABILIDADE (2)

É o que acontece quando a possibilidade de publicação está ao alcance de todos, sem o devido acompanhamento de uma cultura dedicada a valorizar a responsabilidade no trato a informações.

O mesmo tipo de boato, por exemplo, tem levado muita gente a sacar os valores da caderneta de poupança, acreditando que o governo poderia repetir o confisco feito no governo Collor, episódio maldito de nossa história recente.


EM TEMPO

O Ministério da Fazenda já tratou de desmentir mais esse boato.


A SOLIDARIEDADE É TRICOLOR (1)

Dentro de campo, nosso querido Frizão não vive seu melhor momento no campeonato estadual.

Já são seis partidas sem vencer, e em algumas delas realmente o futebol apresentado esteve longe daquilo que o time é capaz de produzir.

Ninguém contesta isso.


A SOLIDARIEDADE É TRICOLOR (2)

Como de hábito, com a escassez de resultados veio a proliferação de críticas.

A maior parte delas — especialmente as mais distanciadas, vindas lá da capital — direcionadas aos veteranos do elenco.

Por aqui parte da torcida acabou embarcando na mesma onda, gerando alguns protestos que nitidamente entristeceram os mais experientes.


A SOLIDARIEDADE É TRICOLOR (3)

Todavia, tendo testemunhado o esforço exemplar em treinos e jogos dos incansáveis Cadão, Sergio Gomes, Bidu e Ziquinha, os jogadores mais jovens tiveram uma iniciativa muito legal.

Liderados pelo goleiro Afonso, imprimiram fotos marcantes do quarteto, e as colaram em cartazes. Em seguida cada jogador escreveu uma mensagem de apoio em forma de hashtag, para demonstrar a satisfação de jogar com todos eles.


A SOLIDARIEDADE É TRICOLOR (4)

O primeiro ato aconteceu na partida contra o Flamengo, no Engenhão.

Três atletas que não estavam relacionados para o jogo — Afonso, Damião e Rômulo — viajaram no dia do duelo só para participar da homenagem nos vestiários.

Os cartazes, agora, estão fixados nos vestiários do Eduardo Guinle.


VALE REGISTRAR

Para quem reclama de falta de renovação no elenco, segue uma informação importante.

Mais de 50% do elenco atual é formado por jogadores da base, e foram contratados sete reforços para a Copa Rio do ano passado e o campeonato carioca deste ano.


SEGUE

A rigor, na opinião de alguns analistas mais próximos, a grande quantidade de caras novas pode ser uma das razões pelas quais o time ainda não tenha encaixado perfeitamente.

O tempo dirá.


PARA ELAS

O Centro de Referência da Mulher está participando de diversos eventos no mês de março, mundialmente considerado como o mês da mulher.

A próxima atividade está marcada para hoje, 17, na Praça Lafayette Bravo, em Conselheiro Paulino, das 10h às 16h, juntamente com o Projeto Campo Floresta.


PARA ELAS (2)

No local, em um ônibus disponibilizado pela Superintendência de Direitos da Mulher do Estado do Rio de Janeiro (Sudim), as mulheres da localidade serão atendidas por uma equipe do órgão.



TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.