Às compras

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014
Foto de capa

Faltando 14 dias para o Natal, já é grande o movimento de pessoas na Avenida Alberto Braune.

Com a primeira parcela do 13º creditada nas contas há menos de duas semanas, a expectativa dos comerciantes é otimista e a maioria aposta em compras não só para os "amigos secretos” e familiares, mas também pessoais.

A tendência é que o corre-corre nas ruas aumente ainda mais a partir do próximo dia 19 quando será paga pelas empresas privadas a segunda parcela do abono de fim de ano.

Entre os servidores da Prefeitura, o 13º já sai amanhã, 12.

 

ORÇAMENTO 2015

Confirmando as expectativas, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade, na sessão de terça-feira, 9, o orçamento para o exercício de 2015.

O resultado reflete diretamente a atuação da Comissão de Finanças e Orçamento, presidida por Marcelo Verly e composta também por Ricardo Figueira e Wellington Moreira, promovendo debates junto a todas as secretarias e garantindo as condições necessárias para que fossem feitas as devidas emendas por parte dos vereadores.


RUMO CERTO

Debates produtivos como o da semana passada, aliás, abrem caminho para a elaboração de um planejamento ainda mais representativo para 2016.

É o que acreditam diversos parlamentares, de situação e também de oposição.


POR OUTRO LADO...

A aprovação do orçamento, no entanto, parece ser um ponto fora da curva em meio à enormidade de abacaxis que ainda precisam ser descascados antes do fim do ano.

O próximo deles, salvo mudanças de última hora, deve mesmo ser a CPI da Saúde.


É HOJE?

Uma decisão a respeito da proposta havia sido prometida para a sessão de terça, mas acabou sendo adiada para hoje graças à ausência de alguns nomes cruciais para o andamento do processo.

Se eventualmente for aprovada, é quase certo que presidência e relatoria da comissão fiquem nas mãos de vereadores da base governista.


DILEMA

Obviamente, nenhum governo gosta de ser investigado.

Por outro lado, dificultar o processo de fiscalização também é postura que inevitavelmente cobra um alto preço político junto à população.

Entre todas as opções, claro, a melhor saída para a própria administração é sempre apoiar os trabalhos e comprovar a retidão dos procedimentos adotados.


RÁDIO CORREDOR

Nos corredores do Legislativo, no entanto, fala-se também num esforço por retirar ao menos três das nove assinaturas que dão respaldo à proposta.

Para constar, assinaram o pedido os vereadores Wellington Moreira, Ricardo Figueira, Renato Abi-Ramia, Cláudio Damião, Pierre Moraes, Gabriel Mafort, Wanderson Nogueira, Zezinho do Caminhão e Cigano.

A conferir.


ARGUMENTOS (1)

Cláudio Damião afirma ter argumentos bastante concretos para justificar a investigação, e que irá às ruas recolher depoimentos e assinaturas caso a CPI não seja instaurada.

Entre os governistas, por sua vez, o entendimento é de que falta densidade às justificativas apresentadas.


 ARGUMENTOS (2)

O líder de governo, Alexandre Cruz, resumiu a posição: "Se me forem apresentados indícios sólidos de qualquer forma de corrupção, eu serei o primeiro a assinar o pedido de CPI. No entanto, do contrário, não farei trampolim eleitoral para ninguém”.


IN LOCO

Para quem se interessa por política, portanto, hoje é um bom dia para acompanhar pessoalmente as atividades do Legislativo.


A PROPÓSITO

A Câmara Municipal de Nova Friburgo realiza hoje, a partir de 17h30, a diplomação dos alunos do Projeto Câmara Jovem 2014.

 

CHIADO

Dias atrás a coluna cravou a migração da rádio Friburgo AM para frequência modulada (FM) até o fim deste ano.

Pois bem, a mudança está confirmada, mas vai levar mais tempo e ainda não tem data para se concretizar.

Foi, por assim dizer, um chiado informativo, uma vez que o anúncio foi feito por um respeitado locutor da própria emissora.


BOA MEMÓRIA

Neste mês de dezembro completam-se 150 desde o nascimento do médico e farmacêutico Alberto Braune, que dá nome à nossa principal avenida.

Para celebrar a data, a Comissão de Assuntos Exteriores, Cidades Irmanadas, Países Colonizadores, História e Patrimônio da Câmara Municipal entregará uma moção de louvor aos familiares do aniversariante, em reconhecimento ao seu importante legado.

A cerimônia acontece às 9h da manhã desta sexta, junto à estátua de Alberto Braune na Praça Getúlio Vargas.

 

NO ESCURO

Durante toda a tarde de ontem, e até o fechamento desta edição, os clientes da Claro estiveram sem sinal em nossa cidade.

A coluna recebeu inúmeras reclamações por parte dos leitores.

Já passa da hora de ter uma solução para os constantes apagões na telefonia celular em nossa cidade.

 

CONCURSO (1)

Conforme havia sido antecipado pela coluna, o projeto do concurso 2015 voltou às mãos do Executivo.

A promessa é de que um substitutivo seja enviado à Câmara até a próxima segunda-feira, dia 15, trocando o regime celetista pelo estatutário.


CONCURSO (2)

Paralelamente, o governo promoverá uma reforma do estatuto, que deve ficar pronta antes da posse dos novos concursados.

A esta altura, vale dizer, poucos ainda acreditam na possibilidade de cumprimento dos prazos estabelecidos pelo Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Ministério Público, que previa contratações até o dia 28 de fevereiro próximo.

A previsão mais atual é de que os primeiros aprovados tomem posse por volta de junho ou julho de 2015.


ORGULHO FRIBURGUENSE (1)

Nova Friburgo foi muito bem representada no Prêmio à Micro e Pequena Empresa (MPE), realizado na última segunda-feira, 8, no Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro.

Além da Friweb, premiada na categoria Tecnologia de Informação, a agência Target Comunicação Marketing Eventos foi vencedora na categoria Serviços – Ciclo 2014.

Ao colega Roberto Mendes os parabéns pelo reconhecimento aos bons serviços prestados.


ORGULHO FRIBURGUENSE (2)

O jornal O Globo tem estampado em suas capas belas imagens assinadas pelo fotógrafo friburguense Thiago Lontra.

Filho de Ricardo Lontra, membro de destaque do Sindicato dos Bancários, Thiago clica desde os 13 anos de idade, e já integrou o time de A VOZ DA SERRA alguns anos atrás.




TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.