Balanço eleitoral (1)

quinta-feira, 23 de outubro de 2014
Seu voto vale o Brasil inteiro #vempraurna
Seu voto vale o Brasil inteiro #vempraurna

Como de hábito, a Rede Globo realiza na noite de hoje o último debate eleitoral entre os candidatos à presidência da República.

Diante do grande equilíbrio retratado pelas pesquisas de intenção de voto, este pode ser um evento decisivo para a definição do nome a ocupar a cadeira n.º 1 do Palácio do Planalto pelos próximos quatro anos.


BALANÇO ELEITORAL (2)

Independentemente do resultado, no entanto, já é possível tecer algumas avaliações a respeito do direcionamento dado às campanhas.

De imediato, importa destacar o papel crucial da internet e das redes sociais na repercussão e na proposição dos temas em debate.

Sobretudo no 1º turno, as expressivas votações dedicadas a candidatos que defenderam os chamados "temas complexos” foi prova maior disso.


BALANÇO ELEITORAL (3)

As redes sociais foram também terra fecunda para ventos de desinformação e plantio de boatos, dando a tônica para campanhas que muitas vezes dedicaram-se mais a desconstruir adversários do que propriamente a apresentar propostas de governo.

Como consequência natural desse processo, a internet foi catalisadora de um acirramento de posicionamentos jamais visto desde a redemocratização do Brasil, ainda que tenha reservado também bons espaços para debates respeitosos e construtivos.


PARA REFLETIR

Extraído do Facebook, autor desconhecido.

"Entendo quem vota em Dilma, e entendo quem vota em Aécio. Só não entendo tanto entusiasmo e tanta intolerância”.
  

CONCURSO DE 1999 (1)

A Comissão de Defesa do Consumidor e Apoio aos Servidores Públicos e Municipais realizou audiência na tarde de quarta-feira, 22, para discutir a situação do concurso municipal de 1999.

Além de Pierre Moraes (presidente) e Cláudio Damião (membro da comissão), também estiveram presentes os vereadores Gustavo Barroso, Christiano Huguenin, Jacutinga e Vanderléia, além de assessores de Zezinho do Caminhão (membro da comissão), Marcelo Verly e Alexandre Cruz, de concursados e de agentes do Executivo.


CONCURSO DE 1999 (2)

No cerne da pauta de discussões, uma divergência de interpretação jurídica da Lei 3.893/111, especialmente em seu artigo 4º.

Segundo o entendimento da Prefeitura, ele restringe a administração a admitir tão-somente os concursados que tomaram posse, ignorando as vagas não preenchidas por desistentes, ou em aberto por motivos como falecimento e exoneração a pedido.


CONCURSO DE 1999 (3)

Os membros da comissão e os concursados presentes, por sua vez, entendem que o concurso de 1999 foi plenamente — e não parcialmente — homologado.

Assim, portanto, as vagas deveriam ser preenchidas seguindo a ordem de classificação por concursados aprovados, incluindo aqueles do cadastro de reserva, e não só aqueles empossados em 2000.


CONCURSO DE 1999 (4)

A questão é de tal modo complexa, que o vereador (e advogado) Christiano Huguenin chegou a afirmar que "os dois lados têm razão”.

Como resultado da audiência, a comissão emitirá um requerimento de informação nos próximos dias.

Entre as perguntas esperadas, está o questionamento sobre a ocupação por nomeação de vagas previstas no concurso.

A conferir.

 

UPA LÊ LÊ! (1)

A transferência da prometida UPA de Olaria para o estacionamento do Hospital Raul Sertã, anunciada pelo prefeito Rogério Cabral há pouco mais de um mês, continua a provocar reações entre os vereadores.

Cláudio Damião, por exemplo, tem enfatizado que um estacionamento em um hospital é algo que não se pode prescindir.


UPA LÊ LÊ! (2)

O parlamentar mais contrariado, no entanto, parece ser Ricardo Figueira.

O vereador afirma, por exemplo, que em sua primeira reunião de trabalho com o prefeito, em dezembro de 2012, já apresentou o pedido para que a UPA se instalasse em Olaria, de preferência na Via Expressa, por ser "um local amplo que permitiria o atendimento com qualidade e conforto”.


UPA LÊ LÊ! (3)

Em manifestação sobre o tema, Ricardo escreveu que "a promessa deve prevalecer”, e que "para a perplexidade e desagrado de todos, principalmente da população de Olaria e bairros adjacentes, o prefeito determinou que a UPA seja instalada no estacionamento do Raul Sertã. Temos de lutar para assegurar à população de Olaria e bairros como Cascatinha, Cônego, Granja do Céu, Vargem Grande e Sítio São Luiz, a instalação da UPA na Via Expressa”.

O assunto deve voltar à tona hoje, das 15h às 18h, na audiência pública sobre o orçamento para a Saúde em 2015.


LEMBRETE

Não custa lembrar.

Na próxima segunda-feira, às 19h, a Câmara de Vereadores realiza audiência pública proposta pelo vereador Wanderson Nogueira para discussão exclusiva dos problemas enfrentados por músicos, bares e restaurantes com as restrições impostas à música ao vivo na cidade.

Foram convidados músicos, proprietários de bares e restaurantes, representantes do Ministério Público e secretários municipais, além do prefeito e da vice-prefeita.


SINSENF (1)

Também na segunda-feira, às 18h, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Friburgo (Sinsenf) realiza assembleia na sede do Sindicato dos Têxteis.

O objetivo: debater a direção do próprio sindicato.


SINSENF (2)

Episódios recentes, como o posicionamento contrário à greve dos professores, e mais tarde o direcionamento dado à Lei Complementar 82, que estabeleceu um esboço de Plano de Carreira para apenas alguns funcionários, lançaram as sementes para um processo de questionamento que vem ganhando força nos bastidores.

A conferir.




TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.