Termômetro político

quinta-feira, 09 de outubro de 2014
Foto de capa

O leitor Gustavo Tienne registrou o momento em que o termômetro do Paissandu acusou, vejam só, 71º.

Há quem diga que o valor refere-se aos bastidores da política em nossa cidade.

Nesse caso, ainda bem que não marcou 171º...

 

PÉROLAS LEGISLATIVAS (1)

Do vereador Alexandre Cruz: "A Vivo está morta; a Claro apagou; a Oi deu tchau; e a Tim está resfriada”.

 

TELEFONIA MÓVEL (1)

A sessão específica da Câmara Municipal para discutir soluções para a telefonia móvel em Nova Friburgo, proposta pelo presidente do Legislativo Marcio Damazio e acatada de forma unânime pelos demais vereadores, serviu como pontapé inicial para uma discussão que parece longe de acabar.

As principais linhas argumentativas, contudo, ficaram bem estabelecidas.


TELEFONIA MÓVEL (2)

De um lado, as operadoras demonstraram interesse em instalar novas antenas nos bairros mais populosos, e trouxeram o professor Gláucio Lima Siqueira para palestrar sobre o que ele tratou como mitos dos malefícios causados à saúde pelas ondas eletromagnéticas não ionizantes.

Nova Friburgo, para quem não sabe, é uma das sete cidades no Rio de Janeiro a apresentarem legislação específica sobre níveis de radiação e exigências para a instalação de antenas, e as empresas argumentam que nossas leis são muito restritivas.


TELEFONIA MÓVEL (3)

De outro, os vereadores questionaram a qualidade do serviço prestado com as antenas já existentes e a carência de antenas na zona rural, onde as restrições legais não geram empecilhos.

Os parlamentares também defenderam a consulta a outros especialistas que possam fazer o contraponto, antes que seja proposta qualquer alteração na legislação municipal.

 

PÉROLAS LEGISLATIVAS (2)

Do vereador Wellington Moreira, a respeito da palestra sobre "efeitos da radiação não ionizante das estações rádio base da telefonia móvel”, do professor Gláucio Lima Siqueira: "O que nós acabamos de ouvir aqui é um absurdo!”.

 

POR SINAL (1)

O vereador Professor Pierre defendeu a realização de um fórum de discussão sobre o tema na Câmara Municipal, recebendo apoio imediato do presidente Marcio Damazio.

Pierre, por sinal, sugeriu que o debate envolva o próprio professor Gláucio, além de autoridades no assunto como a doutora Betânia Bussinger e Álvaro Salles, professor doutor da UFRGS.


POR SINAL (2)

Da mesma forma, o vereador lembrou a existência de uma minuta de Projeto de Lei sobre esta matéria, formulada em seu gabinete no ano de 2012 com a participação da própria Betânia e de Andréa Corrêa, do Conselho Municipal de Saúde.

Tal documento poderia servir como base para a atualização legislativa municipal.


CONTRA A CORRENTE (1)

Em meio a tantas notícias nos últimos dias, a política friburguense registrou alguns casos recentes de políticos remando na contramão de seus partidos.

Ou vice-versa.


CONTRA A CORRENTE (2)

Foi o caso, por exemplo, de Cláudio Damião, que reclamou abertamente nos últimos dias da representação regional de seu partido pela falta de apoio à sua candidatura a deputado estadual.

Os bons números de sua campanha, por sinal, sugerem que o vereador tem razão.


CONTRA A CORRENTE (3)

Agora foi a vez do deputado Glauber Braga posicionar-se contra o próprio partido, no que se refere a apoiar a candidatura de Aécio Naves ao Palácio do Planalto.

O parlamentar chegou a classificar a medida como um "erro histórico”, lembrando que o ideal de Eduardo Campos era lutar contra a polarização PT-PSDB na presidência da República.


POR AQUI...

Já a reunião que decidirá o apoio do partido na eleição para governador foi adiada para 16h de hoje, sexta-feira.

Ao que tudo indica, ou o PSB fecha com Crivella, ou se mantém isento.

A conferir.


PÉROLAS LEGISLATIVAS (3)

Do vereador Nami Nassif: "Quem disser que o serviço de telefonia móvel em Nova Friburgo é ruim estará mentindo. O serviço é péssimo!”.

 

OUTUBRO ROSA

A exemplo do ano passado, a vereadora Vanderléia Lima, única mulher no Legislativo friburguense, aderiu à campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama.

Além de vestir a cor da cabeça aos pés, Vanderléia ainda ornamentou o plenário com uma orquídea rosa, para dar ainda mais visibilidade à causa.


PROCURADORIA (1)

O prefeito Rogério Cabral entrou em contato com o colunista para esclarecer a condição do procurador-geral Rômulo Colly.

Segundo Rogério, no momento Rômulo encontra-se de férias, e desde dezembro passado já vinha manifestando o desejo de deixar o cargo.

O motivo seria de ordem financeira. É que com o salário atual somado à sua aposentadoria, o ex-juiz estaria pagando de imposto de renda praticamente tudo que recebe pela Prefeitura.


PROCURADORIA (2)

A informação do prefeito sobrepõe-se à de outras fontes, segundo as quais haveria também uma indisposição pessoal por parte do procurador em relação a pelo menos um membro da procuradoria.

Rogério, no entanto, garante que o problema é estritamente financeiro, diante da impossibilidade do Município de pagar salários mais altos.

Está feito o registro.


É HOJE!

Está marcada para hoje a licitação das obras do Hospital de Oncologia da Região Serrana.

Será que agora vai?

 

PÉROLAS LEGISLATIVAS (4)

Do vereador Zezinho do Caminhão: "A realidade que essa palestra apresentou é tão boa que estou quase pedindo uma moção de louvor para as operadoras”.




TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.