Fauna urbana

terça-feira, 26 de agosto de 2014
Foto de capa

A foto que ilustra a coluna de hoje foi enviada pelo vereador Pierre Moraes.

Sexta-feira passada, passando em frente ao Colégio Nossa Senhora das Mercês, o parlamentar foi surpreendido pela presença dessa simpática família de micos num dos muros da escola.

Cidade maravilhosa, essa em que vivemos.

Oxalá os amiguinhos possam viver e se reproduzir em paz, longe de queimadas e de qualquer tipo de maldade humana.

 

JORNALISMO (1)

O triste falecimento da jovem Camila de Castro na madrugada de domingo, 24, continua a atestar a importância dos pilares éticos e processuais do jornalismo.

Antecipando-se aos fatos e negligenciando a apuração, alguns noticiadores — profissionais ou não — continuam a vender sensacionalismo, ignorando exemplos recentes (e trágicos) desse tipo de postura, como o que vitimou a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, 33 anos, espancada até a morte no dia 3 de maio em uma comunidade de Guarujá, no litoral de São Paulo, após ter sido acusada — de forma absolutamente injusta — de praticar magia negra com crianças.


JORNALISMO (2)

No caso de Camila, como em todos os demais, a reportagem de A VOZ DA SERRA teve contato com todas as fontes que puderam ser encontradas, reconstruindo fatos sem qualquer pretensão de invadir a seara dos poderes constituídos.

Não cabe a jornalistas julgar, nem muito menos condenar. 

Da mesma forma, o compromisso de quem informa deve ser com a busca pela verdade, e não por versões que gerem audiência.

 

NOTA ELETRÔNICA (1)

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) convidam para palestra a ser realizada dia 9 de setembro (terça-feira), às 19h, no auditório da própria CDL.

O palestrante será o auditor fiscal João Carlos do Nascimento, que abordará as vantagens, a utilização, os modelos, a legislação e o cronograma de implantação da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) no Estado do Rio de Janeiro.


NOTA ELETRÔNICA (2)

A implantação da NFC-e começou em 8 de agosto, envolvendo contribuintes voluntários que fazem a emissão em ambiente de testes, e prosseguirá, em etapas, até 1º de janeiro de 2017.

A Secretaria de Estado de Fazenda orienta as empresas a consultarem a legislação, à disposição no site do órgão, para se informarem sobre as regras de transição.


NOTA ELETRÔNICA (3)

Entre as vantagens da NFC-e destacam-se dispensa de homologação do software pelo Fisco, simplificação de obrigações acessórias, transmissão em tempo real ou on-line, redução de gastos com papel, integração de plataformas de vendas físicas e virtuais e uso de novas tecnologias de mobilidade, já que a emissão da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica pode ocorrer por meio de smartphones ou tablets.

Inscrições para a palestra devem ser feitas pelo telefone (22) 2525-2026 ou pelo e-mail cursos@cdlnf.com.br.


PRIVACIDADE BANCÁRIA

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na sessão de terça-feira, 26, lei de autoria do vereador Wanderson Nogueira que obriga a instalação de biombos em todos os bancos, tanto no atendimento presencial quanto no eletrônico.

Após a publicação, as instituições terão 90 dias para se adaptarem à nova lei, que deve ser fiscalizada pelo Executivo municipal.


RIOCARD

Mudando o assunto, mas seguindo no Legislativo, o vereador Zezinho do Caminhão convida os usuários do Riocard para comparecem à audiência pública marcada para 16h de hoje, no plenário da Câmara Municipal.

O encontro foi marcado a pedido de diversos sindicatos, que manifestaram algumas insatisfações com o sistema.


ROTA CERVEJEIRA

O ministro do Turismo, Vinícius Lages, visitou Nova Friburgo no último sábado, 23, com o objetivo de conhecer o polo cervejeiro da Região Serrana.

E gostou muito do que viu.

A ideia é que o Ministério possa apoiar o projeto ‘Rota Cervejeira do Rio de Janeiro – Cervejas das Montanhas’, elaborado pela Serra Verde Imperial em parceria com as secretarias municipais de Turismo das cidades participantes.

Um brinde a essa causa!

 

REGIMENTO

Considerando que o Instituto Unir Saúde é o atual responsável pela administração da UPA de Conselheiro Paulino, vale a pena dar uma olhada, e quem sabe até guardar, o regimento interno da organização, publicado nas páginas 8 e 9 da edição de hoje de  A VOZ DA SERRA.

Confere lá.

 

QUEIMADAS

Agosto acabando, estação das chuvas se aproximando e, sem tocar no assunto — até porque a meteorologia adora contrariar qualquer informação que seja publicada em jornal —, todos na redação comemoravam o segundo inverno consecutivo sem o registro de maiores queimadas em Nova Friburgo.

O quadro, no entanto, se alterou sensivelmente nos últimos dias.

E o que mais machuca é que todas as autoridades garantem que os fogos, que tanto prejuízos causam à natureza, são quase sempre provocados intencionalmente.

Triste, muito triste.

 

UPGRADE

Quando o assunto é saúde, qualquer boa notícia é sempre uma ótima notícia.

Foi instalada segunda-feira, 25, a nova central a vácuo, de fabricação italiana, localizada no térreo do Hospital Municipal Raul Sertã.

O equipamento é considerado essencial, e em linguagem absolutamente leiga funciona como um "sugador” de secreções, principalmente no CTI, na Unidade Coronariana, no isolamento e nas demais enfermarias.


SEGUE

A antiga central foi mantida em funcionamento até a entrada em operação do novo sistema.

A Prefeitura investiu R$ 82.850,00 na atualização da central.





TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.