Sincretismo

sexta-feira, 18 de abril de 2014
Foto de capa

A famosa curva da macumba, no caminho entre Braunes e Nova Suíça pela antiga estrada do Amparo, ganhou uma placa recentemente.

Nela é possível ler "Curva da Bênção”.

A brincadeira, ampliando as referências religiosas do local, se deve à grande quantidade de líderes religiosos que residem nas proximidades. 


PAINEL POLÍTICO

As expectativas continuam a se confirmar em relação às candidaturas friburguenses para o pleito de outubro.

Agora foi a vez do PT.

Em recente evento ocorrido no Rio, o senador Lindbergh Farias lançou sua candidatura ao governo do estado.

Na mesma ocasião, o vereador Cláudio Damião teve seu nome indicado pelo partido como candidato a deputado estadual representando Nova Friburgo e região.


VIVA CUBA! (1)

Os oito casais de médicos cubanos trazidos a Friburgo pelo Programa Mais Médicos foram recebidos de forma calorosa no salão azul da Prefeitura, na noite de quarta-feira, 16.

Tão calorosa, a rigor, que todos os vereadores presentes, e também alguns representantes da comunidade, pediram a palavra para homenageá-los.


VIVA CUBA! (2)

Entre os muitos discursos que se seguiram, votos de que os médicos fiquem aqui por muitos anos, que sejam felizes, e também a ênfase de que eles chegam aqui para trabalhar em conjunto com os médicos nacionais, e não em detrimento destes.

Em determinado momento, um vereador destacou os pontos em comum entre nossa nação e a ilha caribenha e, ao bradar um "Viva Cuba”, levou às lágrimas pelo menos dois dos 16 médicos.


VIVA FIDEL?

Talvez confiante pela comoção nascida da menção a Cuba, no entanto, outro vereador sentiu-se à vontade para ir além e soltar um "Viva Fidel!” ao fim de sua fala.

Foi a senha para alguns sorrisos tensos, alguns olhares para o chão ou para o teto, e um silêncio desconfortável quebrado somente por alguns pigarros e pelo legislador seguinte.


A FRATERNIDADE É AZUL

Nas cores da bandeira francesa, a fraternidade é representada pelo vermelho.

Em Friburgo, no entanto, ela é azul.

O colunista teve acesso a cartas enviadas pela presidência do Lar Abrigo Amor a Jesus, e também pela direção da Clínica de Repouso Santa Lúcia, em agradecimento às novas doações de alimentos encaminhadas recentemente pelos senhores da Praça do Viagra.

Os veteranos, como sempre, dando excelente exemplo aos mais jovens.


SALVE JORGE!

Acontece no próximo domingo, 20, a tradicional Cavalgada de São Jorge.

Geralmente realizado entre Conselheiro Paulino e o Paissandu, o evento costuma reunir grande número de participantes, sejam eles humanos ou equinos.

O Massimo deseja a todos uma boa festa, na esperança de que todos os animais sejam tratados da melhor forma possível.

O santo guerreiro, afinal, jamais aprovaria qualquer sofrimento desnecessário que seja imposto aos irmãos de quatro patas.

 

MAIS CURSOS

O Massimo fica muito satisfeito ao ver crescer a oferta de cursos em Nova Friburgo.

Agora é a assessoria do vereador Gabriel Mafort a informar que, a partir de 2015, o campus friburguense da Universidade Federal Fluminense oferecerá graduações em fonoaudiologia e terapia ocupacional.

O reitor da UFF, professor Roberto Salles, em encontro recente com Mafort, informou ainda que continua em análise a viabilidade de trazer o curso de medicina, bem como da utilização de parte da estrutura da antiga fábrica Ypu para ampliação das atividades no município.


ANIMAÇÃO HELVÉTICA

Um grupo de 20 suíços da região de Fribourg promete animar a semana santa na Região Serrana.

Entre vários compromissos, eles podem ser vistos hoje, às 20 horas, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, quando será apresentado o espetáculo "Les Amis Suisses de Châtonnaye”, acompanhado da banda-escola da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense e, ainda, do grupo de dança folclórica da colônia Suíça de Nova Friburgo, liderado pelo presidente Geraldo Thurler.

A apresentação é única e a entrada é franca.

 

COPA MORNA

Talvez seja apenas impressão do colunista, mas a adesão popular à febre da Copa parece um tanto morna em 2014.

Ao menos até agora, nada de ruas pintadas, nada de enfeites, pouca ou nenhuma ansiedade entre as pessoas...

A sensação é de que o ufanismo mostrado nas campanhas publicitárias já não corresponde à relação entre a população e sua seleção.

O leitores concordam?



TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.