Blitz da legalidade

quinta-feira, 10 de abril de 2014
Foto de capa

BLITZ DA LEGALIDADE (1)

Na tarde de terça-feira, 8, a Subsecretaria de Posturas, com apoio da Guarda Municipal, realizou uma polêmica operação de fiscalização no interior da rodoviária urbana, onde ambulantes não credenciados vendem diversos tipos de produtos.

A medida foi bastante hostilizada pela população, com gritos como "Vai prender bandido, deixem o trabalhador trabalhar!”.

Na confusão, um guarda municipal chegou a ser agredido e tomou três pontos no rosto.

 

BLITZ DA LEGALIDADE (2)

Agentes da Posturas alegam que esse tipo de reação é visto sempre que a fiscalização aponta para os comerciantes não-credenciados.

Os mesmos argumentam ainda que "somente quem é devidamente cadastrado pela Prefeitura pode trabalhar como ambulante pelas ruas da cidade, com produtos autorizados e em locais específicos, pois têm regras a cumprir”.

E terminam com um questionamento: "É justo que o comerciante que vende cobertores, colchas ou similares, que paga seu alvará em dia, precise competir com um ambulante que não paga imposto algum e vende a preços bem menores?”


MAIS CURSOS NA UERJ

O deputado federal Glauber Braga (PSB/RJ), presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, visitou o campus friburguense da Uerj na manhã de segunda-feira.

Na pauta do encontro, proposto pela própria direção do instituto, a ampliação da gama de cursos oferecidos, tanto na graduação quanto na pós, conforme as novas possibilidades decorrentes da compra de parte da fábrica Filó.

O aumento na oferta de mestrados e doutorados foi, inclusive, tema de debate entre o colunista e o deputado, em encontro recente.


NOVO CURSO NO CEDERJ

O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, vereador Marcelo Verly, entra em contato para comunicar a confirmação do mais novo curso do consórcio Cederj em Nova Friburgo.

Já a partir do próximo processo seletivo, os alunos poderão optar também pelo curso de Química.


LEMBRETE (1)

Termina hoje a campanha nacional de vacinação contra o HPV nas escolas públicas e particulares. 

A partir de amanhã, a imunização de meninas de 11 a 13 anos contra o papiloma vírus humano (HPV), principal causador do câncer de colo de útero, só será feita nos postos de saúde.


LEMBRETE (2)

Para se imunizar, é preciso apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar o esquema de proteção, a segunda delas aplicada seis meses após a primeira, e a última, cinco anos após a primeira.

Vale lembrar que a vacinação é importantíssima. Apenas no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos em decorrência da doença, apenas neste ano.


ATO FALHO?

Certas profissões são marcadas por um linguajar próprio, geralmente hermético, que não raramente se torna caricato na boca de alguns profissionais menos íntimos ao vocabulário específico.

Entre as pérolas que a situação gera, no entanto, algumas acabam acertando o alvo, ainda que pela culatra.

Foi o que se viu na Câmara Municipal, sessão de terça-feira, quando um dos parlamentares disparou: "Todo poder demanda do povo”.

Provavelmente sem querer, o vereador em questão talvez tenha explicado, numa única frase, todo o cenário político nacional.

 

BAGUNÇANDO O CORETO

Roupa suja se lava em casa.

O problema é quando a casa é o coreto da praça.

Ontem, por volta das oito da noite, os sem-teto que ocupam o local — e que foram matéria recentemente aqui, em A VOZ DA SERRA — se desentenderam a ponto de trocar socos, tapas e pontapés.

Quem viu afirma que foi uma arruaça.

Nenhum brigão foi preso. A turma já tinha saído quando a polícia apareceu.


PARA TUDO!

Dez para as onze da manhã de ontem, quarta-feira, o trânsito encontrava-se completamente parado desde a Rua Fernando Bizzotto até a Avenida Comte Bittencourt.

O motivo?

Um ônibus da Faol, lotado, trafegou pela rua até encontrar um caminhão fazendo carga e descarga.

Foram necessários mais de dez minutos até que um carro estacionado do outro lado da via fosse afastado, literalmente no braço, permitindo a passagem apertada do coletivo — que a essa altura já estava vazio.


NOVELA MEXICANA

O interminável folhetim pastelão envolvendo Flamengo e Sport na disputa pelo título de campeão brasileiro em 1987 ganhou novo capítulo esta semana.

O Superior Tribunal de Justiça reconheceu o time pernambucano como legítimo vencedor da malfadada Copa União, deixando o rubro-negro carioca com cinco taças nacionais.

Ainda cabe recurso, mas o entendimento é de que sem fatos novos não haverá mudança no veredicto.

E aí, será esse o capítulo final da novela?

A conferir.

TAGS:

Massimo

Massimo

Coluna diária sobre os bastidores da política e acontecimentos diversos na cidade.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.