Friburguense no BBB

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Nova Friburgo nunca teve um participante efetivamente em uma das 24 edições do Big Brother Brasil, da Rede Globo. A edição deste ano, encerrada nesta semana com a vitória do baiano Davi, no entanto, contou com uma friburguense, mas nos bastidores. A jornalista Maiara Gastin atuou na produção em quase todos os 100 dias de duração do reality global. 

Participação em esquetes

Além da produção, ela ainda teve aparições na tela, em esquetes de humor do programa. A friburguense também é atriz, com atuações em produções do canal friburguense Telemilênio, sucesso no YouTube, com mais de 200 mil inscritos. Maiara já havia atuado na equipe de Boninho, diretor geral da atração, na edição do ano passado. Neste ano, mais uma vez foi chamada para o trabalho. 

Família de jornalistas

Por questões contratuais, Maiara não pode falar sobre sua rotina no BBB, publicamente, tampouco dar entrevistas. A produtora de conteúdo da Globo, vale lembrar, é irmã do nosso colega de trabalho em A VOZ DA SERRA, o também jornalista, Vinicius Gastin.

Quem sabe?

As inscrições para o Big Brother Brasil do ano que vem já estão abertas e fica a torcida para que um friburguense possa ser selecionado para a edição do ano que vem, além, é claro, da manutenção da profissional. O programa, mais uma vez, foi sucesso de audiência e faturamento para a Rede Globo e centro de debates até mesmo para aqueles que não acompanham o dia-a-dia da casa mais vigiada do país.      

 

Honoris Causa

A professora e diretora de teatro de Nova Friburgo, Jane Ayrão, receberá o título de Doutor Honoris Causa em artes, pela Unicecap (Universidade Saberes, Corporativa e de Educação da Capital). Considerada uma das maiores honrarias concedidas por uma universidade, o título que Jane Ayrão receberá tem chancela do Ministério da Educação e reconhecimento em todo o território nacional e respeito internacional.

  Jane Ayrão

Do latim, “honoris causa” significa “por causa de honra”, ou seja, quem recebe o título costuma destacar-se em sua área de atuação, não necessariamente acadêmica – e sua concessão independe do grau de instrução. A outorga é balizada pelo regimento interno e Plano de Desenvolvimento Institucional de cada faculdade. As indicações podem contemplar personalidades nacionais e estrangeiras com análises da congregação, do conselho deliberativo e do conselho universitário da instituição. 

Trajetória

Jane Ayrão tem uma vida dedicada às artes, notoriamente, em Nova Friburgo. Quando dirigiu por mais de dez anos o Taca (Teatro Amador do Colégio Anchieta), buscou contar em suas montagens cênicas, histórias verídicas bem locais, com toque de poesia, sobre personagens importantes para momentos específicos da cidade. Sua última montagem, “A Promessa”, já através da Companhia Teatral que leva seu nome, Jane Ayrão arrebatou o público, que lotou as apresentações. 

A Promessa

“A Promessa” conta a trajetória do português Samuel Antônio dos Santos, fundador da Banda Euterpe Friburguense e também da Capela de Santo Antônio, na Praça do Suspiro. Com figurino impecável de Virgílio Santos, a história começa em 1858, quando um navio da marinha portuguesa deixa Lisboa com destino a Buenos Aires. Já em alto mar, a tripulação é surpreendida por uma forte tempestade. 

Homenagem à Euterpe

Samuel Antônio dos Santos, oficial músico e regente da Banda de Fuzileiros Navais, rogou então a Deus pela vida de todos e em troca prometia, que na primeira cidade em que aportasse, pediria baixa da Marinha e fundaria uma banda de música e uma igreja em louvor a Santo Antônio. E assim o fez, em Nova Friburgo, há mais de 160 anos.

Apresentações lotadas

O sucesso da montagem foi tanto, que haverá mais uma apresentação, desta vez em Cantagalo, quando deve ser inaugurado por lá um grande espaço de artes, provavelmente, em junho. Além da passagem pelo Taca, Jane também organizou e conduziu o Grupo Cem Contexto, fundado pelo Centro Educacional Monnerat. Atualmente, com a companhia de artes que leva seu nome, Jane segue a formar e dar oportunidades a atrizes e atores de todas as idades. 

De Brasília para Nova Friburgo

A entrega do título de “Doutor Honoris Causa” a Jane Ayrão acontece neste sábado, 20, em cerimônia a ser realizada, em Brasília. Mas está sendo programado um evento para compartilhar a honraria também com os conterrâneos e amigos, em Nova Friburgo, em data a confirmar.   

 

Unidos da Saudade

A escola de samba Unidos da Saudade terá nova direção. A roxo e branco do bairro Ypu resolveu mudar. Após eleições realizadas no último fim de semana, os sócios aptos a votar, optaram pela chapa Resgatando um Passado de Glória, encabeçada por Fábio Silva, reconhecido mestre-sala do carnaval friburguense. Fabinho será o novo presidente para o próximo biênio e traz o baluarte Cici Macarrão como vice. Juntos, com mais de 80% dos votos, eles venceram a atual direção.    

 

Mulheres empreendedoras

O Instituto RME, em parceria com o Google, está oferecendo vagas para um programa gratuito de capacitação de mulheres para o desenvolvimento de habilidades digitais. Trata-se do Ela Pode: Inteligência Artificial, um projeto inovador e totalmente gratuito de formação em Inteligência Artificial voltado apenas para mulheres empreendedoras.

Ela Pode

O programa pretende capacitar mulheres proprietárias de negócios de pequenos e médios porte, durante 24 meses, através de aulas ao vivo no formato online, com especialistas em tecnologia e digitalização, e trará novidades e habilidades essenciais para que as empreendedoras possam melhorar os processos, aumentando a eficiência, reduzindo o tempo na execução de atividades cotidianas e impulsionar o crescimento de seus negócios. 

Incentivo financeiro

Além disso, 105 empreendedoras selecionadas receberão recurso financeiro no valor de R$ 10 mil para alavancarem seus negócios. Para participar, precisa ser mulher, ter acima de 16 anos, estar à frente de um pequeno ou médio negócio, além, é claro, de possuir acesso à internet e equipamento eletrônico para acompanhar as aulas. É necessário também ter letramento digital e conhecimento a partir do nível básico em ferramentas digitais. Inscrições e mais informações pelo site elapodeia.com.br.

 

Palavreando

“Rua Juruá, em Olaria. Uma rua de histórias, fascínios e dramas. Uma rua pavimentada por poesia numa cidade que é a própria poesia em si. A Juruá, Olaria, são apenas versos e estrofes de uma cidade cujo poema está sempre inacabado. Cabe a cada um de nós acrescentar em palavras, sorrisos, choros, sonhos e memórias o que Nova Friburgo causa na gente e a gente transforma nela”.

Trecho da crônica que será publicada na íntegra na edição deste fim de semana do Caderno Z, o suplemento semanal de A VOZ DA SERRA.

Publicidade
TAGS:

Wanderson Nogueira

Observatório

Jornalista, cronista, comentarista esportivo, já foi vereador e deputado. Ufa! Com um currículo louvável, o vascaíno Wanderson Nogueira atua com garra no time de A VOZ DA SERRA em Observatório, sua coluna às terças e quintas.

A Direção do Jornal A Voz da Serra não é solidária, não se responsabiliza e nem endossa os conceitos e opiniões emitidas por seus colunistas em seções ou artigos assinados.